menu
-Agenda Cultural
-Restaurantes
-Teatros
-Museus
-Comentários
-Fale conosco
-Política de Privacidade
-Utilidade Pública
-Links Feirense
-Artes Cênicas
-Artes Visuais
-Artesanato
-Bandas
-Literatura
-Músicos
ENTRETENIMENTO
-Cinema
-Arquivo de Eventos
-Festival Vozes da Terra
-Festival Gospel 2010
-Natal na Praça 2010
-Micareta 2011
-Últimos Eventos
-Radio Viva Feira
-TV Viva Feira
-Videos Viva Feira
COLUNISTAS
-Alberto Peixoto
-Emanoel Freitas
-Luís Pimentel
-Raymundo Luiz Lopes
-Sandro Penelú
 
 
 
UMA NOITE MEMORÁVEL

A noite de 6 de novembro de 2024 ficará na memória de todos que tiveram a oportunidade de participar da sessão solene em que Feira de Santana rendeu homenagens ao Dr Geraldo Leite.
Publicado em: 10/11/2024 - 20:11:29
Fonte: Release da Ascom da Academia de Educação de Feira de Santana


    A Câmara Municipal outorgou a Comenda Maria Quitéria, a Universidade Estadual de Feira de Santana o título de Acadêmico Emérito, a Academia de Letras e Artes  o título de Membro Honorário, o Rotary Clube de Feira de Santana o título de Associado Honorário e a Academia de Educação de Feira de Santana, a responsável pela iniciativa dessa noite de homenagens, fez a outorga do título de Membro Emérito ao Dr Geraldo Leite, ele que é membro fundador daquele sodalício. Vários acadêmicos estavam presentes.
    As peças discursivas foram fantásticas. A vereadora Gerusa Sampaio discorreu sobre a trajetória do médico, cuidador de vidas e responsável por transformar Feira de Santana em um polo de Educação.
    O representante da UEFS, Professor Magno Oliveira também apresentou a mensagem daquela instituição que foi criada por Dr Geraldo Leite e o Professor Josué Mello fez um  pronunciamento emocionante.
Ele disse que Feira de Santana se reuniu para resgatar um débito de quase 50 anos e ressaltou que foi um sentimento de justiça, reconhecimento e gratidão que surgiu da Academia de Educação de Feira de Santana e se alastrou pela Casa da Cidadania, pela UEFS, pela ALAFS e Rotary Clube, um sentimento único tal qual a harmonia de uma orquestra para dizer ao Dr Geraldo Leite muito obrigado. E frisou - a história da Princesa do Sertão tem duas etapas e assim deve ser analisada: antes e depois da presença do Dr Geraldo Leite.
     Também a Professora Anaci  Paim fez um pronunciamento, como representante do Prefeito Colbert Martins da Silva Filho, que ficou impossibilitado de participar da sessão. Em seu discurso ela foi descrevendo Dr Geraldo como intelectual, pesquisador, cientista, médico, professor, mestre e amigo,  um cidadão que nos orgulha,  um jovem de 98 anos com uma maturidade intelectual indescritível, além de  inspirador, que acompanha o desenvolvimento do mundo em seus diversos aspectos.  Ela comunicou a decisão do Prefeito de homenagear Dr Geraldo colocando o seu nome em um dos espaços da nova Secretaria de Educação que será inaugurada no final do mês.
    Dr.Geraldo Leite fez um discurso emocionado e de uma riqueza histórica que encantou a todos. Ele descreveu com detalhes o heroísmo de Maria Quitéria, voltando ao ano de 1822, quando aquela menina-moça ouviu a conversa de um emissário com seu pai Gonçalo Alves sobre a necessidade de voluntários para lutar pela independência da Bahia e decidiu se alistar no Regimento de Artilharia de Cachoeira, com o nome de Medeiros, passando a ser um valente soldado que lutou em várias batalhas.
    Disse que citou a vida de heroísmo de Maria Quitéria para dizer que nesta terra existem muitos outros heróis do passado e do presente.
    A solenidade foi encerrada porém as pessoas permaneceram por muito tempo querendo registrar aquela noite com o homenageado, Dr Geraldo Leite, que atendia a todos com seu jeito atencioso e gentil.

Fotos



Apoio Cultural:



Viva Feira
© 2025 - Todos os direitos reservados - www.vivafeira.com.br