Nesta quinta-feira (3), o Fenatifs – Festival Nacional do Teatro Infantil apresenta uma ampla programação com atividades previstas para cinco espaços da cidade, em um total de oito apresentações, além de uma ação formativa online.
Com sessões às 9 e 10 horas, no Centro de Cultura Amélio Amorim, o grupo RamariaS (São Paulo – SP) apresenta a montagem “Olharidades Narrativas: contos de voz e de ver”. O espetáculo gira em torno de quatro histórias de mulheres que por diversas gerações vêm sofrendo e se fortalecendo.
No Teatro Margarida Ribeiro, com apresentações às 9 e 10 horas, o grupo feirense Cia. ÚNICA de Teatro leva ao público “As aventuras de Joca”, uma criança que ama brincar com seus brinquedos e viajar em suas aventuras junto com seu melhor amigo, o boneco Super Bim.
Por influência de sua prima Luna, que por sua vez, é uma criança antenada nas tecnologias, Joca deixa seu companheiro de lado e fixa sua atenção no mundo virtual.
CAFÉ COM LEITE NO TEATRO DO CUCA
Também às 9 horas (com reapresentação às 14 horas), no Teatro do Cuca, o grupo Trupe Qualquer, de Juiz de Fora (MG), apresenta “Café com Leite”, um espetáculo para crianças que levanta discussões artísticas, ao mesmo tempo que diverte os pequenos.
A montagem foi concebida há cinco anos, mas teve sua estreia em 2023, após o período de isolamento e diante da necessidade de produção de arte para os pequenos observada pelo diretor e dramaturgo Rafael Coutinho.
TURMA DO BIRIBINHA NO AVIÁRIO
No Auditório do Colégio Municipal Joselito Amorim, em Feira de Santana, ainda pela manhã, às 10 horas, o grupo Minha Companhia (Belo Horizonte – MG), apresenta o Show Avoar, numa parceria do Fenatifs com o programa Diversão em Cena.
As atividades presenciais do Fenatifs nesta quinta serão encerradas no bairro do Aviário, na escola Municipal Josenita Nery, com a tradicional Cia Turma do Biribinha (Arapiraca – AL) e o espetáculo ApalhassadaMuzikada, com início previsto para 14 horas.
Montado em 2012, ApalhassadaMuzikada traz à cena uma mistura entre o palhaço tradicional e suas entradas clássicas com a excentricidade do palhaço contemporâneo. Um espetáculo criado para divertir e comover a plateia, onde os palhaços se propõem a dividir com o público experiências musicais através de instrumentos criados com objetos inusitados.
ATIVIDADE FORMATIVA
Em seu terceiro e último dia no YouTube da Cia. Cuca de Teatro, a oficina “Palhaçaria Negra - Falando sobre Ancestralidades”, com a atriz, professora, palhaça e pesquisadora Juliene Lellis (Belo Horizonte – MG) aborda temáticas étnico-raciais através de exercícios de palhaçaria, brincadeiras, improvisação e de jogos teatrais.
A oficina, realizada das 18h30 às 20h30, trabalha também, a escuta, a oralidade e a prontidão das pessoas participantes. |