A Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB) implantará, em breve, o Programa de Pós-Graduação em Artes, o mais novo mestrado acadêmico da instituição e o primeiro ofertado no Centro de Cultura, Linguagens e Tecnologias Aplicadas (CECULT), em Santo Amaro.
A portaria de autorização para o novo curso foi emitida pela CAPES em 31 de julho de 2024. O Mestrado em Artes é o único na Bahia com essa abrangência e área de concentração, diferenciando-se das ofertas atuais no campo das Artes.
A implantação do novo curso em Santo Amaro tem estreita relação com a oferta da Licenciatura Interdisciplinar em Artes, em funcionamento no CECULT desde 2017. Tanto a Licenciatura quanto o Mestrado entendem que a formação em Artes é ampla e integradora, e buscam a inter-relação das linguagens artísticas. Enquanto o foco da graduação é a formação pedagógica — por se tratar de uma licenciatura — do professor de Artes, a pós-graduação apostará no artista-pesquisador, na criação como crítica e, sobretudo, como estratégia de pesquisa.
Além da Licenciatura em Artes, o Mestrado em Artes poderá atender aos egressos dos demais cursos do CECULT, como o Bacharelado Interdisciplinar em Cultura, Linguagens e Tecnologias Aplicadas (BICULT), a Licenciatura em Música Popular, os cursos superiores tecnológicos em Produção Musical, em Política e Gestão Cultural e em Artes do Espetáculo.
A primeira turma de estudantes deve ser selecionada ainda este ano; a previsão é que as aulas regulares do programa tenham início a partir do primeiro semestre de 2025.
Fique por dentro da implantação do novo programa, acompanhando a página do CECULT.
Saiba mais sobre o Mestrado em Artes
Com área de concentração em Artes, Criação e Produção, o Programa de Pós-Graduação em Artes da UFRB tem a missão de titular como mestre e qualificar profissionais, pesquisadores e/ou professores de arte, que possam atuar nas diferentes esferas dos saberes e intersaberes artísticos e que sejam conscientes de sua atuação na comunidade, bem como dos diversos aspectos que envolvem as Artes na atualidade, sobretudo no desafio de propor soluções, caminhos, estratégias e transformações nas esferas micro e macropolíticas da sociedade. Além disso, objetiva o desenvolvimento de projetos que produzam conhecimentos na área de Artes por meio de diferentes metodologias e epistemologias, enfatizando as relações entre teoria e prática, bem como produzir impactos culturais, artísticos e econômicos na região pela promoção de políticas públicas para as artes e pelo desenvolvimento da potencialidade política, social, econômica e educacional da cultura na sua região de atuação.
Apesar de a arte ser central na proposta, o projeto pedagógico do novo mestrado acadêmico trabalha com metodologias e disciplinas variadas, que vão da área das humanidades às ciências, para que, assim, possam analisar e interpretar o objeto de pesquisa. Dessa forma, o Programa de Pós-Graduação em Artes entende que a formação em Artes deve ser integradora e buscar a inter-relação com as diversas linguagens artísticas, tendo por metodologia e suporte teórico a pesquisa interdisciplinar e transdisciplinar.
Deste modo, a proposta do curso de Mestrado Acadêmico em Artes visa construir conexões entre saberes com o poder de ultrapassar as tradicionais dicotomias (erudito x popular, formal x informal, primitivo x tecnológico), favorecendo uma situação de pesquisa pela arte, do pesquisador-artista, do investigador que amplifica a própria ideia de invenção e de pesquisa, conectando esses dois conceitos. Para além de ser um curso em que impera a tradicional "análise" de obras e artistas, propõe-se ser também um laboratório de experimentações de criação como crítica e de crítica criativa.