. Grupo de Estudo em Teatro Negro 2ª Oficina de Introdução è Teatros Negro será realizada para formação gratuita para atuantes de Teatro em Feira de Santana
O Grupo de Estudo e Trabalho em Teatros Negro – GETTEN de Feira de Santana, promoverá ao longo do ano diversas ações teatrais que fazem parte do Ciclo Formativo em preparação para o 1º Encontro de Teatro Negro do Portal do Sertão.
Com o intuito de promover formação sobre Teatros Negro, iniciar produções teatrais nesta linha, realizar o 1ºEncontro de Teatro Negro do Portal do Sertão e comemorar os 80 anos do Teatro Experimental do Negro – TEN, o GETTEN – Grupo de Estudo e Trabalho em Teatros Negro, vinculado ao Projeto Afro- Literário Leitura Negra – PLEN, realizará ao longo do ano diversas atividades formativas, promovendo de modo gratuito, mais uma Oficina de Introdução aos Teatros Negro.
Para Roberto Neto, ator, idealizador/coordenador do Projeto Leitura Negra e um dos coordenadores do GETTEN, “é mais uma oportunidade que nós também estamos tendo, em aprofundarmos nossas pesquisas e estudos, trocando informações e aprendizados com outros atuantes, dramaturgos, produtores e demais interessados nesta linha ”, declarando ser a 2ª Oficina na área, voltada para as Figuras dos Teatros Negro – Os Arquétipos, onde serão estudados os atores e dramaturgos negros: Fernanda Onisajé, Leno Sacramento, Kadu Fragoso, Fabíola Nansurê, Hilton Cobra, José Guedes, grandes referências nos Teatros negro baiano e brasileiro.
Como mais uma Ação Afirmativa do PLEN via GETTEN, a oficina será realizada dia 20 de julho, das 13h às 16h, no Museu de Arte Contemporânea (MAC), grande parceiro do projeto e que vem, desde sua reabertura, pautando e contribuindo para as causas negras na cidade, com inscrição gratuita e no local.
A 2ªoficina é mais uma ação que visa oportunizar um aprofundamento da temática, contribuindo para o conhecimento, apropriação e desenvolvimento dos Teatros Negro em Feira de Santana e região, a partir da pesquisação nas Pedagogias Teatrais Negras – objeto de estudo do grupo e aplicação em modalidades formativas e discursivas, sendo ministrada por profissionais capacitados.
Conhecendo os facilitadores da oficina - as oficinas e demais atividades do GETTEN são executadas pelos coordenadores:
Janaína Paixão - é Produtora Artística, Cultural, membra e colaboradora efetiva no PLEN, bacharela em Cultura, Linguagens e Tecnologias Aplicadas, Lic. de Interdisciplinar em Artes (em andamento) Cecult/UFRB.
Roberto Neto - é Gestor Artístico Cultural, Téc. em Teatro, idealizadbbor e coordenador do PLEN e GETTEN, Lic. Teatro UFBA, pesquisador do teatro feirense e dos Teatros Negro, com experiência em codireção e assistência de direção teatrais.
As atividades formativas que incluem cines, oficinas e rodas de conversa, algumas destas já realizadas em 2023, além do estudo e pesquisação permanentes, que azem parte do CICLO FORMATIVO em preparação ao 1º Encontro de Teatro Negro do Portal do Sertão e às comemorações dos 80 anos de TEN, servindo também para aglutinar futuros atuantes, tendo previsão de início das primeiras montagens para 2025.
Um pouco Mais sobre o GETTEN:
Criado em 2021, o GETTEN é uma das extensões formativas do Projeto Afro-Literário Leitura Negra, idealizado e coordenado por Roberto Neto, que é ator, Técnico em teatro, estudante de licenciatura em teatro pela UFBA e pesquisador dos teatros feirenses e negros, escritor de monólogos e de mais um projeto na área teatral, além de idealizador do 1ºEncontro de Teatros Negro e 1ºFestival de Teatros Negro do Portal do Sertão.
Projeto Voluntário Leitura Negra
Projeto Afro-Literário
Eixo – Educação Afirmativa e Afro-Literatura - Modelo de Educação Não Formal
Grupo de Estudo e Trabalho em Teatros Negro - GETTEN
Sede do Projeto – Feira de Santana – BA
Coordenação – Roberto Neto |