Em mais uma ação e atuação prática, estudantes do curso de Teatro da Escola de Teatro, da Universidade Federal da Bahia – UFBA, polo Feira de Santana, tiveram um novo momento de experimentação e aplicação dos conteúdos estudados no curso, que é na modalidade EaD, sendo também uma oportunidade importante para difusão e fortalecimento do curso, bem como de valorização da universidade pública e ensino público.
Desta vez, os estudantes Antônia Sousa, Gesser Pereira e Roberto Neto, atualmente no 6º bimestre de Teatro, cursando o componente curricular Oficina de Práticas Pedagógicas III, ministrada pela Professora Dra. Carla Souza e sob Tutoria do Professor/Mestre João Victor, realizaram uma intervenção Pedagógica, aplicando no dia 20/05, um tema específico com crianças da Escola Municipal Reitor Edgar santos, localizada na zona rural do município de Santo Estevão -BA, contribuindo na Semana do Brincar da escola.
Contando com o apoio das aulas, material didático do curso (e-Book), o suporte da Professora e Tutor, bem como da Diretora e Professor Valdeci Bastos, da Coordenadora Pedagógica Professora Adailza Santana, das Professoras Maria Nélia, Neiliane e Rosemi, além de todo o corpo de servidores, os estudantes trabalharam os temas Cidadania, Poluição, Sertão e Meio Ambiente, estimulando a capacidade lúdica, a coordenação motora com desenhos, pinturas e apresentações, sempre com reflexão sobre a realidade geral e local, pondo em prática os conceitos e ações propostas no curso e componente.
Ainda, fizeram correlações dos conteúdos com a prática docente, o plano de aula e a observação do cuidado na aplicação do mesmo, que pode necessitar de ajustes em realidades diferentes, levando sempre em conta as necessidades dos educandos, utilizando-se também da contação de histórias como meio de estimular imaginação, criatividade e atenção.
Para Roberto Neto, que já é Professor e Técnico em Teatro, “foi mais uma experiência de grande aprendizado, pois as crianças surpreenderam com os desenhos sobre o meio ambiente, Sertão, de modo que eu pude voltar no passado e lembrar quando iniciei à docência. Já para Gesser Pereira, que é Pedagogo, Coordenador Pedagógico e Contador de história “foi incrível vivenciar uma manhã tão enriquecedora contando história, num ambiente tão acolhedor e educativo”, e para Antonia Souza, Técnica em Teatro “a experiência verdadeiramente gratificante, pois foi a oportunidade de interagir, desenvolver e estimular o desenvolvimento infantil de forma lúdica e divertida”.
Por fim e muito emocionada, a diretora escolar e Professora Valdeci Bastos afirmou: “somos gratos pela UFBA e por vocês terem escolhido nossa escola para fazerem a intervenção, e por isso, muito obrigado! Voltem mais vezes!”.