O Projeto Leitura Negra – PLEN, realizará no próximo dia 16/0, a partir das 19h, o início da Série: Falas e Escritas Negras, visando promover um maior conhecimento de escritoras negras e escritores negros feirenses, regionais, baianos e nacionais, que já tenham livros publicados ou. .
Como parte das atividades do PLEN, a série é uma Ação Afirmativa e oportunidade de maior conhecimento dos escritores negros feirenses, sendo o momento inaugurado pela Professora, Educadora, mestranda em Estudos Linguísticos pela UNILAB, atriz no “Ser” Tão Preto Cia de Teatro e representante feirense no Curso: Uma Revolução Chamada Carolina, promovida pela Festa Literária das Periferias, Andrea Mattos.
Professora Andrea Mattos tem mais de 20 anos atuando na Educação púbica feirense, bem como na educação pública e privada de Amélia Rodrigues, atuando e contribuindo muito na vida de jovens e adolescentes.
Tem escritos em curso e um trabalho de estudo e pesquisa sobre a escritora negra Carolina Maria de Jesus, muito importante e significativo para o resgate e valorização da mulher negra e de sua escrita negra, por vezes também interpretando-a no Teatro, através da Cia “Ser” Tão Preto, como no espetáculo Abram os Caminhos.
O encontro será virtual e mediado por Roberto Neto, que é Professor, Técnico em Teatro, Licenciando em Teatro – UFBA, pesquisador do Teatro Feirense e Teatro Negro, idealizador e coordenador do PLEN.
OBJETIVO: objetivo principal da série é promover maior conhecimento dos escritores negros feirenses, regionais, baianos e nacionais, seus modos de escrita e suas obras. Concomitante, promover a aquisição dessas obras afro-literárias, estimular a leitura e difusão, perante editoras, de escritores com temas urgentes para publicação.
PÚBLICO ALVO: escritoras negras, escritores negros e não negros, apoiadores, incentivadores da leitura, editoras em Feira, Bahia e Brasil.
Como participar?
PEDIDNO LINK DE ACEDDO NO CHAT DO @projetoleituranegra, a partir das 18h:30.
Coordenação do PLEN - Roberto Neto - Técnico em Teatro, idealizador e coordenador do PLEN, criador e um dos coordenadores do GETTEN, Licenciando em Teatro - UFBA e pesquisador do Teatro Feirense e Teatro Negro.
Projeto Voluntário Leitura Negra
Projeto Afro-Literário de Estudo/Discussão Coletiva
Eixo – Educação Afirmativa e Afro-Literatura - Modelo de Educação Não Formal
Sede do Projeto – Feira de Santana – BA
Coordenação – Roberto Neto
Atividade PLEN