A banda Kteretê foi criada em 2000 por um grupo de amigos que, inicialmente, encaravam a música como um hobby. Com o passar do tempo, porém, o interesse em participar de eventos e se apresentar para o público se tornou mais sólido. Com Cris Souza nos vocais, Daniel na bateria, Marcone, Bel e Nenho na percussão, Rafael Nunes nos teclados e David no baixo, deram o pontapé inicial para sua jornada musical.
O primeiro evento profissional da banda foi na micareta de Feira de Santana, ainda na Getúlio Vargas, em um palco imenso no Nordestino, com a ajuda de Eduardo, da Academia Point da Malhação. Inicialmente conhecida como Banda Pileke, em 2000 adotaram o nome Kteretê e seguiram avançando. Com experiência de palco adquirida, receberam a responsabilidade de puxar um bloco em Madre de Deus, o Bloco Me Xuppe, e desde então, os convites para eventos se tornaram mais frequentes.
Participaram de eventos no Clube de Campo Euterpe Feirense, através do amigo Roquinho do Carburador, além de casamentos e formaturas. Ao longo do tempo, a banda passou por mudanças de integrantes e de repertório. Cris Souza, por exemplo, agora está à frente da banda de forró pé de serra Balão Beijo, mas mantém sua amizade com o grupo.
Quando a micareta mudou para a Avenida Presidente Dutra, a banda puxou o Bloco Euterpe Folia, tocando marchinhas das antigas micaretas e carnavais, além de músicas atuais. Infelizmente, ficaram fora da micareta em 2023, mas já se credenciaram para este ano.