Para impulsionar o desenvolvimento regional da indústria aeroespacial foi formalizada a criação do Parque Aeroespacial da Bahia, durante evento realizado em Salvador na quinta-feira (18). A iniciativa é uma parceria entre o Governo Federal, o Estado da Bahia e o Centro Integrado de Manufatura e Tecnologia do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai Cimatec). Participaram da programação, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva, o governador da Bahia, Jerônimo Rodrigues, o vice-governador Geraldo Júnior, além da primeira-dama da Bahia, professora Tatiana Velloso.
Por entender a importância desse novo equipamento que irá impulsionar a produção científica e tecnológica do estado, a reitora da Universidade Estadual de Feira de Santana (Uefs), professora Amali Mussi, participou da cerimônia e destacou que a criação do Parque Tecnológico Aeroespacial da Bahia nos coloca na liderança em investimentos dedicados ao ensino, à realização de pesquisas avançadas para a promoção de ciência, inovação e tecnologias no campo aeroespacial. “Indo além, contribui fortemente para a promoção de formação de mão de obra especializada na área”, completou. A pró-reitora de Pesquisa e Pós-graduação da Uefs, Silvone Santa Bárbara, também participou da programação.
A previsão é que sejam investidos cerca de R$ 650 milhões na construção do Parque Tecnológico Aeroespacial da Bahia, além desse valor também será destinada uma quantia para aquisição de equipamentos e montagem de laboratórios. Trata-se do primeiro parque aeroespacial do Nordeste e segundo do Brasil.