menu
-Agenda Cultural
-Restaurantes
-Teatros
-Museus
-Comentários
-Fale conosco
-Política de Privacidade
-Utilidade Pública
-Links Feirense
-Artes Cênicas
-Artes Visuais
-Artesanato
-Bandas
-Literatura
-Músicos
ENTRETENIMENTO
-Cinema
-Arquivo de Eventos
-Festival Vozes da Terra
-Festival Gospel 2010
-Natal na Praça 2010
-Micareta 2011
-Últimos Eventos
-Radio Viva Feira
-TV Viva Feira
-Videos Viva Feira
COLUNISTAS
-Alberto Peixoto
-Emanoel Freitas
-Luís Pimentel
-Raymundo Luiz Lopes
-Sandro Penelú
 
 
 
MUSEU DE ARTE CONTEMPORÂNEA RECEBEU MAIS DE 7 MIL VISITAS EM 2023


Publicado em: 02/01/2024 - 13:01:58
Fonte: Release da Ascom da Prefeitura de Feira de Santana


O Museu de Arte Contemporânea Raimundo de Oliveira (MAC) completou 56 anos de existência em 2023. Durante todo o ano, o museu realizou diversas atividades artísticas, educativas e culturais abertas para todos os públicos. Mais de 7 mil visitas foram registradas durante todo o período.  
A diretora do MAC, Georgia Pitombo, destacou que o objetivo das atividades foi movimentar o cenário artístico, social e cultural da cidade, além de ampliar os dias de funcionamento do espaço e fomentar a conservação da memória local.
"Fizeram parte de nosso calendário: exposições, músicas, lançamentos de livros, cines debate, rodas de conversas, palestras, oficinas, teatro, dança, projetos, multi linguagens artísticas, além de inúmeras manifestações culturais e ações socioeducativas" pontua. 
Entre as atividades realizadas, destacam-se o “Projeto Sábado Difeirenseado”, que levou atividades culturais para as praças e ruas da cidade, e o “27 Anos do MAC”, que celebrou o aniversário do museu com exposições, shows e palestras. "Ambos projetos realizados coletivamente com a Equipe MAC, que visou movimentar o cenário artístico, social e cultural da cidade, tal como ampliar os dias de funcionamento do espaço, bem como fomentar a conservação da memória local para que não se perca de vista a história e a identidade regional da cidade de Feira de Santana", observa Geórgia.
O MAC também realizou oficinas para estudantes do EJA, com foco na valorização do patrimônio local e das heranças culturais. "Atividades essas movimentaram o cenário local, trouxeram mais visitas, e mais estudantes para o museu. Levamos também o museu à escola, onde realizamos oficinas para estudantes do EJA. Possibilitando a valorização do patrimônio local, das heranças culturais, o fortalecimento de identidade, cultura e cidadania", acrescenta. 
Ao todo, o museu recebeu cerca de 7.106 visitantes em 2023. Ela lembra que foram várias as exposições de sucesso, como: “Ocupação”, “Territórios Visuais”, “Brincantes”, “Viva São João”, “Panorama”, “Feira dos Meus Olhos D’água”, “Entrelinhas”, “Traços de Feira”, “Brasilidades”, “Poéticas Emergentes”, “Ocupação II: Um lugar de pertencimento”. 
Outro aspecto destacado pela diretora são as parcerias para realização de projetos, oficinas, cine debates, com destaque de alguns sendo realizados aos sábados à tarde. 
Ela lembra no período de recesso de início de ano o museu está passando por reformas estruturais. "Para acolher, melhorar e acessibilizar as atividades para o público. E, em 2024, esperamos poder proporcionar mais diversidade e enriquecer cada vez mais nosso cenário local com cultura, arte e educação", conclui. 
 



Apoio Cultural:



Viva Feira
© 2024 - Todos os direitos reservados - www.vivafeira.com.br