A partir das 16h, na Praça de Alimentação, a programação contará com apresentações da banda Afropop, Gilsam Reggaeman do Brasil, Tulipa Negra e DJ. A iniciativa é fruto da colaboração entre o Moviafro, Frenefe, Unegro, MNU, entidades negras de Feira de Santana e o Movimento em Defesa da Democracia e Contra o Fascismo local.
O Dia Nacional de Zumbi e da Consciência Negra, celebrado em 20 de novembro, remete à morte de Zumbi, líder do Quilombo dos Palmares. Instituído pela Lei nº 12.519 em 2011, a data é uma oportunidade para lembrar a luta dos negros contra o racismo e a opressão no Brasil.
O evento em Feira de Santana terá caráter político e cultural, intercalando apresentações artísticas com discursos de representantes de organizações, movimentos sociais e entidades negras. Os temas abordados incluirão a luta antirracista, contra o racismo estrutural, defesa dos direitos da população negra, mais investimentos na saúde dessa comunidade, políticas públicas e justiça social. Também será defendida a unidade do campo popular e a reforma agrária.
Elisio Santa Cruz Guedes, da Coordenação do Movimento em Defesa da Democracia Contra o Fascismo em Feira de Santana, destaca a participação de entidades sindicais, populares, movimentos sociais, centrais, frentes e partidos do campo popular.
O evento, organizado pelo Movimento em Defesa da Democracia e Contra o Fascismo e entidades negras de Feira de Santana, como Frenefe, MNU, Moviafro e Unegro, busca valorizar artistas negros, como Gilsam, Tulipa Negra, a banda Afropop, entre outros.