Vão ser realizadas nesta quarta-feira (dia 25) as atividades de grupos da IV Conferência Municipal de Cultura de Feira de Santana. O evento, que traz como tema “Construção de uma cultura democrática na Princesa do Sertão”, foi aberto oficialmente ontem à noite, em solenidade no Museu Parque do Saber, e termina nesta quarta-feira.
Hoje a programação começa pela manhã, com o credenciamento, entre as 8h e 11h, das pessoas que participarão do evento, a ser realizado durante todo o dia no campus da Universidade Federal do Recôncavo (UFRB), localizado na Av. Centenário, bairro SIM.
À tarde, a partir das 13 horas, serão realizados os debates e apresentações de propostas para a política cultural a ser implementada, em Feira de Santana, com a participação de todos os órgãos, entidades e grupos artísticos e culturais que compõem o Sistema Municipal de Cultura, do qual fazem parte a Secretaria Municipal de Cultura, Esporte e Lazer (Secel) e o Conselho Municipal de Cultura.
Os debates serão realizados por grupos distribuídos em seis eixos temáticos:
- Institucionalização, Marcos Legais e Sistema Nacional de Cultura;
- Democratização do acesso à cultura e Participação Social;
- Identidade, Patrimônio e Memória;
- Diversidade Cultural e Transversalidade de Gênero, Raça e Acessibilidade na Política Cultural;
- Economia Criativa, Trabalho, Renda e Sustentabilidade;
- Direito às Artes e Linguagens Digitais.
Ao final dos debates, será elaborado um documento com as propostas e sugestões aprovadas pelo grupos, e haverá a eleição do delegado que representará Feira de Santana na Conferência Estadual de Cultura, a ser realizada entre os dias 6 e 8 de dezembro, também aqui em Feira de Santana, e que traçará as diretrizes para uma política estadual de cultura.
As conferências municipais e estaduais, que estão sendo realizadas em todo o País, servirão de base para a Conferência Nacional de Cultura, a ser realizada entre 4 e 8 de março de 2024, com o objetivo de formular uma política nacional de cultura, para ser implementada em todo o País pelo governo federal, com o apoio e participação de estados e municípios.
Processo democrático:
A abertura, ontem à noite, da IV Conferência Municipal de Cultura, contou com pronunciamentos do secretário municipal de Cultura, Esporte e Lazer, Jairo Carneiro Filho, e outros membros da mesa que presidiu a abertura do evento.
Em seu pronunciamento, Jairo Carneiro Filho ressaltou a forma democrática e transparente com que foi organizado o evento, com a efetiva participação de fazedores e produtores artísticos e culturais. Para isso, foram realizadas doze escutas públicas na sede e na zona rural do município, quando também foram colhidas sugestões para a elaboração dos editais da Lei Paulo Gustavo, recentemente lançados aqui no município.
Além dos pronunciamentos do secretário de Cultura e de outros membros da mesa, a abertura do evento contou com duas apresentações artísticas e uma palestra de Alfranque Amaral, coordenador do Fórum Nacional do Forró Raiz, sobre o Sistema Nacional de Cultura.
Fizeram parte da mesa, além de Jairo Carneiro Filho; o chefe de gabinete da Prefeitura, Fanael Ribeiro dos Santos; a diretora da Fundação Cultural Egberto Tavares Costa, Cleane Oliveira; os vereadores Jhonatas Monteiro (presidente da Comissão de Educação e Cultura da Câmara Municipal), Petrônio Lima e Emerson Minho; e o professor João Daniel, membro do Conselho Municipal de Cultura. O chefe de cerimônias foi o diretor de Cultura da Secel, Edilson Veloso.