Nos últimos anos, a população brasileira manteve a tendência de envelhecimento e ganhou 4,8 milhões de idosos desde 2012, segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Esse número corresponde a um crescimento de 18% desse grupo etário, que tem se tornado cada vez mais representativo no Brasil. As mulheres são maioria expressiva nesse grupo, com 16,9 milhões (56% dos idosos), enquanto os homens idosos são 13,3 milhões (44% do grupo).
De olho nessa realidade, o Centro de Convivência Isa & Almerinda é um projeto social criado com o objetivo de atender, gratuitamente, mais de 350 pessoas acima de 60 anos, que buscam qualidade de vida no Baraúnas, um dos bairros mais populosos de Feira de Santana.
O projeto tem como objetivo desenvolver atividades de convivência e fortalecimento de vínculos familiar e comunitário, prevenindo o isolamento e promovendo a sociabilidade através de ações que impactam diretamente na qualidade de vida dos idosos.
Marcus Machado, Farmacêutico, Biomédico e diretor do Centro, pontua a importância do Centro no reforço do propósito da instituição. “Poder desenvolver iniciativas especialmente voltadas para os idosos é algo muito gratificante e importante para fomentarmos o entendimento das necessidades desse público na sociedade. Dessa forma, trazer um olhar mais empático e acolhedor para as pessoas que estão nessa fase da vida, seja através de pequenas ações ou de um projeto inteiro, o que se tornou algo fundamental para construirmos ambientes saudáveis e que englobem a todos”, ressalta.
O local é mantido pelas empresas do IHEF e oferece atendimentos em diversas áreas, entre elas: nutrição, psicologia, fisioterapia e enfermagem. Além disso, os idosos também podem participar de atividades de aprendizado e entretenimento, a exemplo das oficinas de pintura e dança. As ações acontecem de segunda a sexta, nos períodos da manhã e tarde.
“É um local que foi pensado para proporcionar a emancipação humana, prevenindo o isolamento e a exclusão social. Além de ser um ambiente no qual os idosos podem interagir uns com os outros, compartilhar as suas experiências, além de obter um envelhecimento ativo e saudável. Aqui observamos muitos sorrisos e brincadeiras, algumas vezes até paqueras, principalmente na dança e as atividades lúdicas que deixam o Centro de Convivência muito mais alegre e feliz.”, ressalta Flávia Freitas, Colaboradora do Centro Isa & Almerinda.
SOBRE O IHEF   
O IHEF (Instituto de Hematologia e Hemoterapia de Feira de Santana), foi fundado em 1983, objetivando proporcionar a todos os pacientes do estado da Bahia, diagnóstico e tratamentos das doenças do sangue. Após anos de atuação, o IHEF expandiu para as áreas de medicina laboratorial, diagnóstico por imagem, medicina nuclear, vacinas e banco de sangue, dando origem ao Sistema de Saúde IHEF, o mais completo serviço de saúde não hospitalar do interior da Bahia.
Desde 2014 é prêmio Top of Mind no segmento laboratorial em Feira de Santana e também vencedor do prêmio Benchmarking Bahia por duas vezes, na categoria Compliance, como o melhor laboratório do interior da Bahia. O IHEF Laboratório possui certificações de qualidade como a ISO 9001.