Atleta de alta performance e aluna exemplar, Keylane Rodrigues, 12 anos, esbanja uma disciplina de gente grande para conciliar a rotina dividida entre treinos e estudos. A estudante da Escola Municipal Joselito Amorim soma mais de 100 premiações, entre troféus e medalhas, em competições de natação na piscina e em mar aberto. Tudo isso sem deixar de lado as obrigações da escola, o que faz da atleta feirense uma grande inspiração para os colegas de classe e até para os professores.
Na sala de aula, Keylane opta sempre pelas carteiras da frente, hábito que se repete também nas águas, já que a campeã baiana de natação soma 36 medalhas de ouro, número que promete aumentar dentro de poucos dias. “Estou me preparando para competir em João Pessoa, vou representar a Bahia na categoria Petiz-2. Eu sou atual campeã baiana nessa categoria, então estou bem otimista”, relata.
A natação entrou na vida de Keylane como um tratamento de saúde, quando a estudante da rede municipal de Feira de Santana tinha apenas 6 anos e sofria com frequentes crises respiratórias. Com dois anos de tratamento e sem nenhum resquício de problema de saúde, a garotinha já era uma atleta de alta performance e além das piscinas, passou também a explorar o mar. “É um esporte que me traz muita felicidade. Quando estou triste, me acalma. Quando estou nervosa, eu relaxo. É um esporte que eu quero pra vida”, ressalta.
As melhores amigas de Keylane são da mesma turma da escola e embora nunca tenham nadado na vida, tomam a disciplina da amiga como uma inspiração para tudo, principalmente nos estudos. Rebeca Menezes e Alícia de Jesus dividem com Keylane toda rotina comum a meninas entrando na pré-adolescência, mas volta e meia as conversas das três giram em torno das competições. “A gente faz um monte de coisas juntas, mas como a Keylane precisa treinar muito, quando a gente se encontra sempre queremos saber como foi o treino, que dia ela viaja e se vai ter medalha”, explicou Rebeca.
Segundo a coordenadora da Escola Municipal Joselito Amorim, Alyne Rocha, a menina de apenas 12 anos não para de surpreender a toda comunidade escolar, pois mesmo com uma rotina intensa de treinos não apresenta prejuízos nas atividades escolares. “Keylane é uma inspiração pra gente, ela é uma menina extremamente organizada com os estudos, não falta às aulas, a não ser quando vai competir e nesse caso quando retorna de viagem busca logo se atualizar do que perdeu. Então tê-la conosco é um privilégio”, pontua.