A exposição Entrelinhas é composta por treze gravuras que têm em comum a técnica e o tema. A técnica é a xilogravura, que consiste no desenho em alto relevo (entalhe) em uma placa de madeira que serve como chapa para a impressão em papel. E o tema é a representação de figuras femininas. Há um cuidado com a variedade da representação das mulheres, embora essas variações sejam muitas vezes sutis.
Salvo exceções, as mulheres dessas gravuras possuem uma postura pouco dinâmica, como se estivessem posando para um retrato. Isso faz com que a atenção se desloque dos grandes movimentos e se concentre nos detalhes (nas entrelinhas), como na posição dos braços, na tensão ou relaxamento dos ombros, ou nos olhares, que podem passar tédio, faceirice ou tristeza profunda, mas que são sempre expressivos.
Não podemos deixar de mencionar que a xilogravura é imediamente associada à iconografia nordestina. Mesmo sem usar os símbolos da xilogravura nordestina, o traço de Jerônimo remete a essa tradição. A técnica usada também confere uma identidade visual marcante às gravuras, que são impressas em preto e branco e passam a sensação de movimento.
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