menu
-Agenda Cultural
-Restaurantes
-Teatros
-Museus
-Comentários
-Fale conosco
-Política de Privacidade
-Utilidade Pública
-Links Feirense
-Artes Cênicas
-Artes Visuais
-Artesanato
-Bandas
-Literatura
-Músicos
ENTRETENIMENTO
-Cinema
-Arquivo de Eventos
-Festival Vozes da Terra
-Festival Gospel 2010
-Natal na Praça 2010
-Micareta 2011
-Últimos Eventos
-Radio Viva Feira
-TV Viva Feira
-Videos Viva Feira
COLUNISTAS
-Alberto Peixoto
-Emanoel Freitas
-Luís Pimentel
-Raymundo Luiz Lopes
-Sandro Penelú
 
 
 
ITAMAR VIEIRA JUNIOR LOTOU O TEATRO DO SESC NO PRIMEIRO DIA DA FLIFS


Publicado em: 27/09/2023 - 18:09:30
Fonte: Assessoria de Comunicação Social da Uefs


    O Teatro do Sesc Comércio de Feira de Santana ficou lotado na tarde desta terça-feira (26) para prestigiar o autor Itamar Vieira Junior. O escritor de 'Torto Arado' e 'Salvar o Fogo' participou de um bate-papo com a professora aposentada da Uefs Maria Helena Besnosik no primeiro dia da 16ª edição da Feira do Livro / Festival Literário e Cultural de Feira de Santana (Flifs). Vencedor dos prêmios LeYa (2018), Jabuti (2020) e Oceanos (2020), Itamar falou sobre construção das personagens, processo criativo e relação com os leitores. Ao final, o público ainda permaneceu no espaço para o momento de autógrafos.
Geógrafo e doutor em Estudos Étnicos e Africanos pela Universidade Federal da Bahia (Ufba), Itamar falou sobre os escritores que marcaram a infância e adolescência do autor e que permanecem como referências. “Meu primeiro contato com a literatura foi com a Brasileira, com autores como Lúcia Machado de Almeida e Marcos Reis. Depois, mesmo sem ter leitores em casa, eu ia tateando. Com 10 anos eu li, por exemplo, Machado de Assis, Eça de Queiroz e José Lins do Rego. Eu lia por paixão e não por obrigação. Mais tarde comecei a ler Guimarães Rosa e também me identifiquei”, afirmou.
Sobre a participação em eventos literários, o premiado escritor destacou a importância dos encontros para difusão da Literatura Brasileira, fomento à leitura e movimentação da economia, além da relação mais próxima com os leitores. 'Esse contato com os leitores é importante. Eu acho que a literatura é essa engrenagem que envolve autor, que envolve leitor e é sempre importante observar o que os leitores interpretaram sobre essas histórias'. Esta foi a segunda participação de Itamar Vieira Júnior na Flifs; a primeira foi em 2019.
Para a professora Maria Helena Besnosik, a conversa com o escritor foi interessante porque 'não ficou concentrada só nas obras dele, mas no Itamar escritor, no Itamar leitor, no Itamar de referência, no Itamar que traz vários temas para serem colocados nas obras e no cotidiano e falando sobre a importância da literatura na vida da gente'. Ela ainda acrescentou que 'essas conversas com os escritores ampliam também o nosso leque em relação à literatura. Então eu acho que é muito importante trazer esses autores. Quanto mais, melhor'.
A Flifs segue até domingo na Praça Padre Ovídio. Patrimônio Cultural Imaterial do Estado da Bahia, o Festival Literário deste ano tem como tema 'Literatura e sertão: o bicentenário da independência da Bahia no Brasil” e homenageia o artista plástico Juraci Dórea e o poeta popular Chico Pedrosa. Outras informações e a programação completa estão disponíveis no site www.flifsoficial.uefs.br.

Literatura e samba marcam o primeiro dia da Flifs
    Ao som de música e muito samba que a cantora Maryzelia animou o público que participou do primeiro dia da Feira do Livro / Festival Literário e Cultural de Feira de Santana (Flifs) nesta terça-feira (26). O evento que segue até domingo (01) na Praça Padre Ovídio conta com uma programação diversificada, com recitais de cordel, apresentações culturais e teatrais, contações de histórias, oficinas e minicursos, lançamento de livros e conversa com escritores, como o autor Itamar Vieira Junior que lotou o Teatro do Sesc (confira AQUI a cobertura do bate-papo que ocorreu na tarde de hoje).
Antes do show de Maryzelia, a solenidade de abertura da 16ª edição da Flifs reuniu os representantes da Universidade Estadual de Feira de Santana (Uefs) e do Sesc, realizadores do encontro literário, e das instituições parceiras: Arquidiocese de Feira de Santana, Secretaria Estadual da Educação, através do Núcleo Regional de Educação (NTE 19), Secretaria Municipal de Educação de Feira de Santana e Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia (IFBA) - Campus Feira de Santana. O evento também tem o apoio da Secretaria Estadual de Cultura, através da Fundação Pedro Calmon, Secretaria Estadual de Justiça e Direitos Humanos, e da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB).
Com um público estimado de 50 mil pessoas, a Flifs 2023 tem como tema 'Literatura e sertão: o bicentenário da independência da Bahia no Brasil' e homenageia o artista plástico Juraci Dórea, presente na cerimônia de abertura do evento, e o poeta popular Chico Pedrosa. 'Falar de Flifs é falar de alegria, amor, esperança, formação de leitores, perspectiva de vida e bem comum. A Feira é socialmente referenciada. É um ambiente democrático, de diálogo e de valorização da cultura', afirmou a reitora da Uefs, Amali Mussi.
O Festival Literário, que é Patrimônio Cultural Imaterial do Estado da Bahia, este ano vai promover 13 mesas literárias, dez conversas com escritores, sete oficinas e minicursos, 13 contações de histórias, dois espetáculos teatrais, nove shows e 96 lançamentos de livros. 'A Flifs proporciona oportunidades singulares de encontros com o livro, a arte, os artistas, escritores, músicos, cordelistas e contadores de histórias. A Flifs quer oportunizar ao maior número de pessoas arte, poesia, diversão e conhecimento. E para isso, realizamos uma festa literária em praça pública, simbolicamente, como estratégia de democratização', disse a coordenadora do evento, Rita Breda.Também estiveram presentes na solenidade de abertura do Festival Literário e Cultural de Feira de Santana, a vice-reitora da Uefs, Eva Carvalho, pró-reitores e chefes de unidades, a doutora Honoris Causa pela Uefs Ivannide Santa Bárbara, os vereadores municipais Ivamberg Lima, Jhonatas Monteiro e Silvio Dias, além de grande público. Outras informações e a programação completa da Flifs estão disponíveis no site www.flifsoficial.uefs.br.

Poeta Chico Pedrosa é homenageado na Flifs
    A Praça do Cordel sempre é um dos espaços mais visitados do Festival Literário e Cultural de Feira de Santana (Flifs). Na manhã desta quarta-feira (27) o local foi palco para uma homenagem ao mestre da poesia popular Chico Pedrosa, que há mais de 70 anos produz literatura de cordel. A atividade foi mediada pelo cordelista e cantor Maviael Melo, de Salvador.
De acordo com Romildo Alves, conhecido como 'Garotinho do Cordel', que participou da organização do Tributo a Chico Pedrosa, o homenageado foi escolhido por ter grande relevância para o meio poético. 'Geralmente tributos acontecem para lembrar de pessoas que já se foram, a gente quis aproveitar a presença física desse mestre para mudar essa realidade. Uma grande oportunidade de reconhecê-lo, um dia muito especial', disse.
Chico Pedrosa tem hoje 87 anos e acompanhou com muita emoção o tributo. 'Estou me sentindo muito feliz e completo porque homenagem é algo que só recebe quem merece. A minha grande inspiração sempre foi a minha família, que tem cantadores, repentistas. Através deles eu comecei a rabiscar algumas coisas, com 16 anos fiz minhas primeiras publicações e até hoje sigo escrevendo', contou Chico.
A atividade foi promovida por um grupo de 15 cordelistas que está participando da Flifs.

Vidas em Cordel / Museu da Pessoa
    Pela primeira vez, o público da Feira do Livro conta com a presença do Museu da Pessoa, que ocupou a alameda principal do evento com a exposição 'Vidas em Cordel'.
Segundo a curadoria, a exposição itinerante é uma forma de valorizar as narrativas individuais como um legado de cada um de nós e valorizar a cultura popular brasileira como uma herança a ser transmitida e constantemente reapropriada.
No espaço, o público conhece histórias de vida que foram 'cordelizadas' e trabalhadas como obras literárias, apresentando trajetórias ao mesmo tempo épicas e cotidianas.






Apoio Cultural:



Viva Feira
© 2024 - Todos os direitos reservados - www.vivafeira.com.br