menu
-Agenda Cultural
-Restaurantes
-Teatros
-Museus
-Comentários
-Fale conosco
-Política de Privacidade
-Utilidade Pública
-Links Feirense
-Artes Cênicas
-Artes Visuais
-Artesanato
-Bandas
-Literatura
-Músicos
ENTRETENIMENTO
-Cinema
-Arquivo de Eventos
-Festival Vozes da Terra
-Festival Gospel 2010
-Natal na Praça 2010
-Micareta 2011
-Últimos Eventos
-Radio Viva Feira
-TV Viva Feira
-Videos Viva Feira
COLUNISTAS
-Alberto Peixoto
-Emanoel Freitas
-Luís Pimentel
-Raymundo Luiz Lopes
-Sandro Penelú
 
 
 
EXPOSIÇÃO "VIDAS EM CORDEL" NA FLIFS 2023


Publicado em: 21/09/2023 - 13:09:08
Fonte: Release da Ascom Social da UEFS


    A exposição itinerante 'Vidas em Cordel', do Museu da Pessoa, é uma das atrações da 16ª edição da Feira do Livro / Festival Literário e Cultural de Feira de Santana (Flifs), que acontece entre os dias 26 de setembro e 1º de outubro, na Praça Padre Ovídio. A mostra itinerante celebra a tradição oral, a poesia popular e a ancestralidade. Foram 'cordelizadas' 13 histórias de vida do acervo permanente do Museu, apresentadas como obras literárias e trajetórias ao mesmo tempo épicas e cotidianas. A entrada é gratuita.
A proposta da exposição é inspirar o público a valorizar as próprias trajetórias, reconhecer a beleza da diferença e celebrar a cultura popular brasileira. Uma das histórias apresentadas é a de Dona Dalva Damiana, referência do samba de roda do Recôncavo Baiano. 'Vidas em Cordel explora o que há de único e coletivo, banal e extraordinário na vida de cada um de nós. Nos mostra que, assim como a literatura de cordel, nossas histórias também são patrimônios culturais brasileiros', explicou o diretor de Museologia do Museu da Pessoa, Lucas Lara.
A curadoria da mostra é do poeta e cordelista Jonas Samaúma, do cordelista e pesquisador do folclore brasileiro Marco Haurélio, e da xilogravadora e artista plástica Lucélia Borges. "A exposição Vidas em Cordel traz um cordão de histórias, mostrando um Brasil diverso, caleidoscópico, com suas mazelas e injustiças, mas também com suas belezas e encantos. Um verdadeiro tributo à coragem e à resiliência dessas pessoas", afirma Marco Haurélio.
Para a exposição, que compõe a programação anual do Museu da Pessoa, foi criado um material educativo gratuito e digital, com conteúdos voltados para auxiliar professores a conhecer e refletir sobre as histórias de vida de brasileiros e brasileiras através da literatura de cordel, colaborando com a preparação dos alunos para a visita à exposição. O material educativo pode ser acessado no link
www.museudapessoa.org/wp-content/uploads/2023/08/livreto-vidas-em-cordel_a4.pdf.

Sobre o Museu da Pessoa
O Museu da Pessoa é um museu virtual e colaborativo fundado em São Paulo em 1991, com o objetivo de registrar, preservar e transformar histórias de vida de toda e qualquer pessoa em fonte de conhecimento, compreensão e conexão. Conta com um acervo de mais de 18 mil depoimentos em áudio, vídeo e texto e cerca de 60 mil fotos e documentos digitalizados de brasileiros e brasileiras de todas as regiões, idades, classes e atividades. Saiba mais no endereço eletrônico www.museudapessoa.org.

Sobre a Flifs
A 16ª edição da Feira do Livro / Festival Literário e Cultural de Feira de Santana (Flifs), evento realizado pela Universidade Estadual de Feira de Santana (Uefs) e pelo Serviço Social do Comércio (Sesc), tem como tema 'Literatura e sertão: o bicentenário da independência da Bahia no Brasil'. A programação conta com conversas com escritores, como Itamar Vieira Junior e Aline Bei, lançamento de livros, apresentações teatrais e shows. Este ano, a Feira vai homenagear o artista plástico Juraci Dórea e o poeta popular Chico Pedrosa. Outras informações através do site
www.flifsoficial.uefs.br.

 



Apoio Cultural:



Viva Feira
© 2024 - Todos os direitos reservados - www.vivafeira.com.br