O historiador Josivaldo Pires de Oliveira (Bel Pires), doutor em Estudos Étnicos e Africanos, mestre do Malungo Centro de Capoeira Angola e professor da UNEB/Campus XIII lança nesta terça-feira (19), a partir das 19h30, na Casa Noise, em Feira de Santana, o livro “Sons de África e da Diáspora Atlântica – história, musicologia e interfaces”. O acesso ao lançamento é gratuito.
O evento contará também com a participação da professora Katharina Doring (UNEB) e dos professores Vitor Castro (UEFS) e Marcos Santos (UFRB) que assinam textos que fazem parte da obra. Ainda haverá uma intervenção musical com a participação de artistas como Marcus Rossini, Gilsam, Bel da Bonita, Ramiro Barbosa e Gabriel Ferreira.
O livro, organizado por Bel Pires e pela professora Andrea Adour da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), é o primeiro resultado da colaboração iniciada em 2021, do grupo de pesquisa da UNEB /Campus XIII, coordenado por Bel Pires, com o programa de Pós Graduação em Música da Federal do Rio, na área de Musicologia.
O tema da obra são as artes musicais sob a perspectiva da história, da musicologia e de suas interfaces com outras disciplinas, tratando de diferentes abordagens sobre as práticas e experiências sonoras em África e na diáspora africana, especialmente o Brasil. Historiadores e musicólogos foram convidados por Bel e Andrea para escrever os capítulos.
O livro “Sons de África e da Diáspora Atlântica – história, musicologia e interfaces” teve financiamento da FAPERJ - Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro.
|