SOBRE O LIVRO
Consagrado como o principal instrumento do conjunto musical da capoeira no Brasil, o berimbau ou urucungo, como é conhecido o arco musical monocórdio aqui tratado, atravessou o Atlântico juntamente com homens e mulheres capturados para serem comercializados no mercado da escravaria brasileira. Há registros sobre este instrumento em várias partes de África, mas no presente livro Angola foi a privilegiada para entender a história deste arco musical entre o continente africano e o Brasil. A leitura deste livro permitirá acompanhar a saga do berimbau no universo Atlântico e entender a importância deste instrumento para a compreensão das culturas de matrizes africanas no Brasil.
Área de interesse: História; Antropologia; Etnomusicologia
SOBRE O AUTOR
Josivaldo Pires de Oliveira (Bel Pires) é nascido na Cidade de Central, Chapada Diamantina, Bahia, mudou-se ainda criança para Feira de Santana se naturalizando feirense. Doutor em Estudos Étnicos e Africanos pela UFBA, atualmente leciona História da África no Colegiado de História da UNEB/Campus XIII – Itaberaba, onde também coordena o Laboratório de Estudos Africanos e Espaço Atlântico (LEAFRO/UNEB-XIII). É membro do corpo docente do Programa de Pós-Graduação em História Regional e Local da UNEB/Campus V - Santo Antônio de Jesus (PPGHIS/UNEB). Professor convidado do Núcleo de Estudos de História da África Contemporânea da UNIFESP. Autor, dentre outros, de No tempo dos valentes: os capoeiras na Cidade da Bahia (Quarteto, 2005) e Capoeira, identidade e gênero: ensaios de história social sobre a capoeira no Brasil (Edufba, 2009, coautoria de Luiz Augusto Leal, da UFPA). Representante da UNEB junto ao Conselho Gestor da Salvaguarda da Capoeira da Bahia/IPHAN. Como mestre de capoeira, coordena o Malungo Centro e Capoeira Angola, entidade cultural com atividades na Bahia e no Pará.