O evento gratuito “Diálogos - 17 anos da Lei Maria da Penha e a Emancipação da Mulher” será realizado neste final de semana, 11 e 12 de Agosto, no Museu de Arte Contemporânea Raimundo Oliveira - MAC, de Feira de Santana. As atividades começam na sexta-feira, às 15h, com uma roda de conversa e terá continuidade no sábado, às 13h30 com a exibição e discussão do filme “A Mulher Rei”. O evento terá certificado de ouvinte para o público.
Nacionalmente o mês de agosto é dedicado à campanha Agosto Lilás. De acordo com o texto da Lei 14.448/2022, a “União, estados e municípios devem promover no período ações que possam conscientizar a sociedade sobre a necessidade de enfrentamento das diversas formas de violência contra a mulher” (Fonte: Agência Câmara de Notícias). É nesse sentido que serão realizados diálogos refletindo sobre o combate às violências de gênero.
A programação na sexta, 11/08, terá a presença de Márcia Schlapp, organizadora do evento, discutindo A Lei Maria da Penha e a educação. Márcia é Mestra em História da África da Diáspora e do Povos Indígenas (UFRB), Historiadora (UFRB), Pós-graduanda em História da Bahia/UEFS, Produtora Cultural e Pesquisadora GEPHEG. Irlana Jane Menas da Silva, Pedagoga, professora, Doutora em Ciências da Educação, coordenadora do GEPHEG, poetisa, graduanda em Dança, conduzirá o bate-papo com o tema Diálogos sobre ser mulher. Integrando a roda de conversa, Iara Martins, Pedagoga, Psicóloga CRP03 10210. Coordenadora do Projeto Memória da Psicologia Baiana CRP03. Membro do Núcleo de Mulheres Negras e Pesquisadora do GEPHEG/UEFS, participará refletindo sobre os 17 anos da Lei Maria da Penha.
No sábado haverá a exibição do filme A Mulher Rei, que traz o protagonismo feminismo na frente e por trás das telas, em uma narrativa baseada em fatos históricos e que permite a reflexão sobre a representação feminina no cinema. O bate-papo após a sessão será conduzido por Márcia Schlapp e por Lucas Santana, artista feirense do audiovisual, arte-educador e estudante da especialização em Relações Étnico-raciais e Cultura Afrobrasileira na Educação pelo IF Baiano - Campus Valença.
Conversar sobre ser mulher nos remete a subjetividade e a realidade das experiências vividas em várias áreas. Não é uma esfera isolada, está substanciada na história visível ou invisível e que tem o alcance de cada modo de ver, sentir e agir na busca do sentido da nossa existência, promovendo a sororidade enquanto instrumento de combate à violência de gênero.
Serviço
O que? [Evento] Diálogos - 17 anos da Lei Maria da Penha e a Emancipação da Mulher
Quando? Sexta, 11/08, às 15h e Sábado, 12/08, às 13h30.
Quanto? Gratuito
Onde? Museu de Arte Contemporânea Raimundo Oliveira - MAC / Endereço: Rua Prof. Geminiano Costa, 255 - Centro, Feira de Santana - BA, 44001-120
Informações? Acesse a página: https://www.instagram.com/macfeira/