Na manhã desta terça-feira, 1º de julho, o Hospital Inácia Pinto dos Santos (HIPS), conhecido como o Hospital da Mulher, deu início à campanha "Agosto Dourado" com uma emocionante homenagem aos dois primeiros recém-nascidos do mês de agosto. Os bebês receberam kits de higiene, fraldas descartáveis e roupinhas como parte das atividades educativas de apoio à amamentação.
A campanha do "Agosto Dourado" tem como propósito sensibilizar a comunidade sobre a importância do aleitamento materno e seus benefícios para a saúde dos bebês. Entre os dias 1º e 7 de agosto, diversas ações serão realizadas pelo Banco de Leite Humano (BLH) da unidade para disseminar informações sobre o tema.
A coordenadora do BLH, enfermeira Nadja Vieira, destacou que a programação da Semana de Apoio à Amamentação inclui atividades direcionadas para mães acompanhantes de pacientes do HIPS e profissionais da saúde. "O objetivo é oferecer suporte, informação e encorajamento ao ato de amamentar, que vai além da nutrição e estabelece um vínculo especial entre mãe e filho. O leite materno é um alimento completo, perfeitamente adaptado às necessidades do bebê em cada etapa do seu desenvolvimento", declarou.
Um dos eventos marcantes da campanha será a abertura no dia 8 de agosto, no auditório da EAEFS, com a presença do Prefeito Colbert Martins Filho. Em seguida, será realizado o Seminário de Aleitamento Materno, ministrado pela coordenação de enfermagem do HIPS, voltado para profissionais de saúde e estudantes de enfermagem.
Gilberte Lucas, diretora presidente da Fundação Hospitalar, ressaltou a importância desse momento para conscientizar as famílias sobre a necessidade do aleitamento materno. "É Fundamental valorizar e apoiar o empoderamento de todas as mães nessa fase da amamentação. E nós reforçamos o apoio à equipe técnica do Banco de Leite do Hospital da Mulher, que se destaca como referência no estado, sendo o maior em captação e distribuição de leite humano no interior da Bahia", pontuou.
Gilberte também mencionou o aumento significativo da coleta de leite humano nos últimos meses, que melhorou em mais de 50%. A coleta é realizada em cerca de 40 mães por dia, e em 2022 foram feitos 3.550 atendimentos individuais, com 2.589 visitas domiciliares. Durante o ano, foram captadas 2.015 mães doadoras, resultando na coleta de 889 litros de leite, dos quais 570 litros foram distribuídos para os recém-nascidos da unidade.