A peça retrata o esquecido ambiente carcerário feminino. De forma realista e espontânea o espetáculo quebra a quarta parede, convida o publica a estar junto com o elenco no momento da atuação, entre risos, drama e muita emoção. “Numa sociedade machista onde a mulher busca direitos e ainda é oprimida, não é valorizada, existe aquelas esquecidas e abandonadas, as presas. Muitas histórias por trás das grades”, declara Fernando Souza, diretor e autor do espetáculo ENCARCERADAS.
É uma montagem que completa 10 anos em 2023, sendo a primeira peça do Brasil a dar voz e palco sobre um universo ainda pouco conhecido. O elenco e dá um sacudida necessária na sociedade que vive a fingir que aquelas mulheres presas nem existem. O que as levou ao crime? Como é o dia a dia? Encarceradas fala de abandono, da dor da saudade, de criminalidade e conta diversas histórias que muitos nem imaginam existir.
Através do teatro realista de Stanislavski e com uma linha Brechtiana de apresentação, a peça é fundamentada em dois anos de pesquisa teórica e de campo. E quase 10 anos depois da estreia passando por festival nacionais como o Fenatifs (FSA), editais de culturas como Novembro Negro (SSA) e em 2018 foi indicado ao prêmio melhor espetáculo do interior dentro do prédio Braskem de Teatro.
ONDE: Teatro do Cuca
QUANDO: Dias 04 e 05 de agosto, às 20h
QUANTO: R$30,00 (inteira) e R$15,00 (meia)
CLASSIFICAÇÃO: 16 anos