Alegria, irreverência e festividade nunca faltaram nas edições do Bando Anunciador e, certamente, não será diferente na que acontece no próximo domingo (09). O evento terá início às 6h, com saída do Centro Universitário de Cultura e Arte (Cuca). Durante a manhã, diversos bandos de bairros feirenses e outros foliões vão percorrer ruas do centro da cidade, formando um cortejo que valoriza a cultura popular e encanta o público por onde passa.
Este ano o Bando contará com um novo trajeto que sairá do Cuca, seguirá pela rua Conselheiro Franco até a praça Fróes da Mota. De lá, entrará na rua Santos Dumont (início da ladeira do Najé) e seguirá até a avenida Senhor dos Passos. O trajeto do evento será finalizado na praça Bernardino Bahia.
De acordo com o decreto publicado pelo Governo Municipal, nesta edição estão proibidos itens como churrasquinho no espeto; bebidas em garrafas de vidro; churrasqueiras e/ou fogareiros; circulação de carrinhos de mão, pranchões, veículos motorizados e animais; além da comercialização das bebidas artesanais popularmente conhecidas como cravinho e príncipe maluco.
Para o diretor do Cuca, Aldo Morais, o Bando Anunciador vem, ano a ano, se consolidando como uma das mais expressivas manifestações da cultura popular de Feira de Santana. 'É um espaço de celebração da nossa diversidade, devido a nossa pluralidade de grupos artísticos, mas também de grupos sociais e tribos urbanas. Após 3 anos de suspensão, por conta da pandemia, nossa expectativa é ter um Bando voltando a sair às ruas com ainda mais brilho, com ainda mais pessoas, mas com a mesma tranquilidade e a mesma alegria que marca o evento desde sempre', disse.
O Bando Anunciador foi resgatado por iniciativa da Uefs em 2007, através do Cuca, e em junho de 2022 foi inserido no calendário de festas populares oficiais do município. O evento é organizado de forma coletiva e conta com o apoio da Polícia Militar, do Corpo de Bombeiros, Samu, das secretarias envolvidas da Prefeitura, como a Secretaria de Cultura, de Trânsito, Prevenção à Violência e Desenvolvimento Econômico.