No Dia Mundial do Doador de Sangue, lembrado todos os anos no dia 14 de junho, o Conselho Estadual de Saúde da Bahia reforça a importância de ser um doador regular e cobra a realização de ações e campanhas de incentivo durante todo o ano.
A doação regular dos voluntários é um dos meios mais eficazes para manter o estoque de sangue em nível seguro. Os homens podem doar até 4 vezes a cada 12 meses, com intervalo mínimo de 60 dias entre as doações, e as mulheres podem doar até 3 vezes a cada 12 meses, com intervalo mínimo de 90 dias entre as doações.
Não apenas no dia do doador, mas ao longo do ano é importante que haja ações, campanhas de divulgação para esclarecer dúvidas e tabus, e também para contribuir com a sociedade, uma vez que esse ato voluntário salva vidas.
Tanto o governo, quanto as prefeituras, instituições e comércios que realizam festas e comemorações do São João deveriam aproveitar esse momento para abordar em suas propagandas, o estímulo à doação de sangue e criar outras ações de promoção e incentivo. É necessário que haja um compromisso de estímulo coletivo para a doação de sangue. “Não dá para assistir todos os anos o Hemoba divulgar um alerta sobre o baixo estoque de sangue”, afirma Marcos Sampaio.