Nesta terça-feira (06), enfermeiros, dentistas e integrantes do Núcleo de Apoio à Saúde da Família (NASF) participaram da capacitação sobre o Programa Saúde na Escola- PSE. O encontro, realizado no auditório da Secretaria Municipal de Saúde, teve como objetivo atualizar os profissionais para a vigência 2023/2024.
De acordo com a enfermeira referência técnica do PSE, Vanessa Cajuí, a iniciativa busca contribuir para a prevenção de doenças e a promoção da saúde no ambiente escolar. “Esse é um projeto intersetorial, porque temos a parceria com a Secretaria Municipal de Educação, no qual são trabalhados temas que auxiliam no desenvolvimento infantil”, relatou.
Cerca de 136 escolas da rede municipal estão pactuadas no PSE. Na avaliação da enfermeira, Adinea Cardoso, o momento é necessário para estimular a atuação das equipes. “O nosso trabalho é feito de maneira integrada, todos participam. Temos observado um bom retorno, inclusive para a vacinação. Muitos pais têm ido até as unidades para saber qual o imunizante está faltando”, destacou.
O incentivo à atividade física e à alimentação saudável, a verificação da caderneta de vacina e a prevenção de violência, acidentes, doenças negligenciadas, a exemplo de tuberculose e hanseníase, além da saúde bucal, auditiva e ocular são alguns dos temas a serem abordados nos próximos anos.