Um dos concursos de referência no estado da Bahia realiza a sua 6ª edição, o Miss Afro Feira de Santana conclui a etapa final com a participação de 16 candidatas e traz como tema uma homenagem a matriarca do Movimento Negro de Feira de Santana e futura Doutora Honoris Causa pela Universidade Estadual de Feira de Santana Ivannide Santa Barbara. O evento acontece no dia 28 de maio às 16h no Teatro do Centro de Cultura Amélio Amorim O acesso é mediante lotação do espaço e mediante a doação de um quilo de alimento não perecível.
Com157 mulheres inscritas o concurso promoveu durante os últimos 5 meses diversas atividades preparatórias com oficinas formativas, rodas de conversas, palestras, minicursos e avaliações que selecionaram 16 candidatas, mulheres negras de Feira de Santana e de mais dois municípios da região para a finalíssima.
Segundo os organizadores, o Miss Afro Feira de Santana se consolida a cada edição como o principal evento que tem como um dos objetivos exaltar a beleza da mulher negra feirense, sendo este o único concurso que usa a conscientização para empoderar e legitimar a beleza negra para além da estética.
“Ainda atravessamos dificuldades financeiras devido à falta de patrocínios, o Concurso Miss Afro segue firme, superando as adversidades com a abnegação e a força de vontade daqueles e daquelas que entendem que essa ação afirmativa salva vidas”. Pontua Val Conceição, idealizador e coordenador geral do concurso.
As vencedoras do concurso serão classificadas em 1ª, 2ª e 3º lugar ambas recebem premiação em dinheiro, além de brindes. Já a Miss Afro eleita em 1º lugar recebe além das premiações uma bolsa integral de estudos para ingressar na faculdade. Entre as candidatas também será eleita a Miss Simpatia, aquela que mais se destaca em sua personalidade entre as candidatas, a escolhida também receberá brindes.
Além do desfile que será dividido em três momentos com as 16 beldades negras, haverá também apresentações artísticas com nomes consagrados da música local, nacional e mundial a exemplo de: Dionorina, Roça Sound, Djalma Ferreira, Banda Afro Lua Negra, Priscila Lins e intervenções poéticas de: Ana Gisele que é poeta quilombola e Luana Reis, poeta feirense que reside nos Estados Unidos.
O Concurso - Apesar de idealizado em 2012, a primeira edição do Miss Afro Feira só ocorreu cinco anos depois, em 2017, devido à falta de apoio e patrocinadores. Ao longo dos seis anos (2017/2018/2019/2021/2022/2023), o concurso já alcançou cerca de mil meninas e mulheres negras, que em sua maioria vivem em regiões periféricas e com histórico de resistência contra obstáculos vividos diante misoginia, machismo, violência doméstica e o racismo, muitas delas encontram no concurso formas de se reconhecer, empoderar, defender e vencer suas próprias batalhas.
Serviço:
O que: 6º Concurso Miss Afro Feira de Santana/Etapa Final
Quando: 28 de maio, às 16h
Onde: Centro de Cultura Amélio Amorim
Ingresso: 1k de alimento não perecível (sujeito à lotação do espaço)