Integrar temáticas que envolvam áreas como performance musical, emoção, memória e musicoterapia está entre as propostas do projeto 'Conversas e Musicoterapia', que realiza sua 2ª edição na próxima terça-feira (18). A programação ocorrerá em formato virtual, às 19horas, através do canal do Youtube - GECOM Música no link: https://www.youtube.com/watch?v=zsPweKULcj4 .
O evento será um bate-papo sobre 'Musicoterapia no Brasil e no mundo' com o musicoterapeuta, psicanalista e presidente da Associação Baiana de Musicoterapia, Ricardo Romanha; 'Musicoterapeuta inserido em equipe multidisciplinar com foco em intervenção comportamental' com o musicoterapeuta e educador musical, Robson Cardoso; e 'Musicoterapia e Autismo: relatos de experiências" com a musicoterapeuta e educadora musical, Caroline Lopes.
Esta é uma iniciativa do componente curricular Psicologia da Música e com o apoio do Grupo de Estudos Contemporâneos em Música (GECOM), organizado pela professora doutora Mônica Vasconcelos (LICEMUS/Uefs).
Sobre os palestrantes
Ricardo Romanha é musicoterapeuta, licenciado em Música, psicanalista e atualmente é presidente da Associação Baiana de Musicoterapia (ASBAMT). Atua nas áreas da Saúde Mental, em clínica de Transtorno Global do Desenvolvimento, cuidado paliativo e grupos terapêuticos.
Robson Cardoso é licenciado em Música pela Uefs, especialista em Musicoterapia; Educação Musical; Atendimento Educacional Especializado e em Intervenção ABA para Autismo e Deficiência Intelectual (em andamento). Atua como docente na rede pública de ensino e como musicoterapeuta na Clínica Multidisciplinar Interkids com foco em crianças com TEA.
Caroline Lopes é licenciada em Música pela Uefs, musicoterapeuta, especializanda em Cuidados Integrativos - Hospital Sírio Libanês (SP), graduanda em Psicologia (UNEX), faz parte do GECOM e do Núcleo Interdisciplinar de Estudos sobre Violência e Saúde (NIEVS), ambos da Uefs.