A 11ª Conferência Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente foi aberta na noite desta quinta-feira (30) com palestra do secretário de Desenvolvimento Social de Vitória da Conquista, Michael Farias. Representantes de diversos segmentos da comunidade feirense participaram.
O tema da Conferência é a "Situação dos direitos humanos da criança e do adolescente em tempos de pandemia da Covid-19: violações e vulnerabilidades, ações necessárias para reparação e garantia da política de proteção integral com respeito à diversidade". O encontro prossegue nesta sexta-feira (31), às 9h, na Fundação Senhor dos Passos.
Na abertura o palestrante destacou o engajamento da população na construção de caminhos que fortaleçam as políticas setoriais e deem respostas concretas para a vida de crianças e adolescentes. "É preciso criar alternativas para enfrentar as vulnerabilidades e os riscos sociais, além de criar mecanismos que os protejam", afirmou ao considerar fundamental a integração entre os serviços de Saúde, Educação, Segurança e da Assistência Social para assegurar os direitos da criança e do adolescente.
O secretário interino de Desenvolvimento Social, Denilton Brito, considerou que a troca de experiências entre Vitória da Conquista e Feira de Santana fortalecem a assistência neste município. "A escala de pessoas que estão vulneráveis é crescente. Portanto, foi muito proveitoso ouvir as experiências que vêm dando certo em outro município".
O evento é uma continuação da Pré-Conferência Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente em Feira de Santana, que ocorreu de 6 a 10 de março, seguindo as orientações do Conselho Nacional da Criança e do Adolescente. "As discussões realizadas durante a Conferência Municipal serão encaminhadas para as Conferências Estaduais e Federais, visando a articulação de políticas públicas para cuidar dos menores", pontuou o presidente do Conselho Municipal da Criança e Adolescentes, Caique Lopes.
A abertura do evento teve ainda a presença do ex-secretário municipal de Desenvolvimento Social, Antônio Carlos Borges Júnior, que aproveitou a oportunidade para agradecer o apoio que recebeu dos colaboradores da Sedeso e das entidades socioassistenciais no período que esteve a frente da pasta.