Em alusão ao Dia Internacional do Consumidor, comemorado nesta quarta-feira (15), o Procon instituiu a Semana do Consumidor com programação voltada para atender as demandas da população endividada e promover o conhecimento sobre leis de proteção e segurança de consumo.
A partir de segunda-feira (20) até o dia 31, estará aberto o Mutirão de Negociação de Dívidas para consumidores que possuem pendências com a Embasa ou a Coelba. A conciliação será promovida na sede do Procon (rua Castro Alves, 635, Centro). Nos casos de pendência com outros segmentos do comércio, o atendimento será na Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL). “O nosso objetivo é conciliar e resolver o problema do consumidor. No ano passado foram mais de 2 mil situações resolvidas, então creio que esse mutirão será importante para melhorarmos ainda mais esses números”, afirma o superintendente do Procon de Feira de Santana, Maurício Carvalho.
Promover informação acerca dos direitos e leis de proteção e segurança de consumo também é um dos objetivos da Semana do Consumidor. Na próxima quinta-feira (23), a distribuição de material educativo aos consumidores e lojistas acontece na rua Salles Barbosa.
A programação inclui ainda, no dia 27, o seminário sobre direitos dos consumidores e educação financeira. O evento é aberto ao público e ocorre a partir das 18h30, no auditório da Associação Comercial de Feira de Santana (ACEFS).
A iniciativa é da Prefeitura de Feira, através do Procon, em parceria com a Associação Comercial de Feira de Santana (Acefs), Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) e Ordem dos Advogados do Brasil (OAB).
DESCONTOS E PROMOÇÕES
A semana do consumidor também é marcada pelo surgimento de ofertas e promoções em diversas lojas, o que desperta o interesse dos clientes. Segundo o superintendente do Procon, é essencial que o consumidor realize pesquisas de preços para ter certeza que está fazendo um bom negócio. “Tem que observar se o preço está sendo mostrado de forma clara, examinar as formas de pagamentos, ficar atento com todas as promoções para que nada o induza ao erro. Havendo qualquer desrespeito, o consumidor está livre para procurar o Procon e denunciar”, orienta.
Além da sede do Procon, a população também pode ser atendida pelo posto avançado no Shopping Popular ou realizar agendamentos e denúncias de forma virtual pelo aplicativo “Procon Feira de Santana”, disponível nas plataformas Android e iOS.