Estão abertas até o dia 10 de março as inscrições gratuitas para a Oficina de Roteiro e Produção de Séries Animadas, realizada pelo roteirista e doutor em comunicação Marcelo Lima e com participação dos produtores Ailton Pinheiro e Dayane Sena. Serão disponibilizadas 30 vagas exclusivas para pessoas negras do interior da Bahia, a partir de 18 anos, que desejem conhecer os fundamentos da dramaturgia de séries animadas. A oficina acontece de forma online, de 20 de março a 05 de abril, sempre às segundas, quartas e sextas, das 18h às 21h. Os interessados podem se inscrever através do site: www.marceloroteiros.com/ oficina e acompanhar informações no instagram @marcelo.o.lima
Segundo Marcelo, a oficina é voltada para o público iniciante, com pouca ou nenhuma experiência, mas que tenha uma ideia na mente e disposição para escrever. As aulas passam pelo entendimento de conhecimentos e práticas voltadas para a construção do universo ficcional da animação, incluindo processos da linguagem, conceitos, narrativas e estéticas próprias deste formato. Ao fim da oficina cada participante produzirá uma proposta de projeto de série animada.
A metodologia também inclui a discussão de obras nacionais e estrangeiras já desenvolvidas e veiculadas na televisão. A ideia é apresentar um cenário real dos processos de criação e execução na cena nacional.
“Viver do trabalho como roteirista é um sonho de criança que se tornou real. Meu desejo é que essa oficina ofereça ferramentas para despertar nos participantes essa perspectiva de transformar suas ideias em projetos concretos e até mesmo vendáveis”, afirma o roteirista.
Marcelo é autor de diversos projetos de animação e documentário, artigos sobre dramaturgia e livros de Histórias em Quadrinhos. Recebeu o Prêmio João Ubaldo Ribeiro da Prefeitura de Salvador em 2017 pela adaptação para HQ do romance “O Bicho que Chegou a Feira”, de Muniz Sodré; e o Troféu Angelo Agostini na categoria melhor HQ pela obra “Lucas da Vila de Sant”Anna da Feira” em 2011, além de duas indicações de melhor HQ independente no HQ Mix. Atua também com pesquisa nas áreas de Dramaturgia, Serialidade, Animação e Transmídia e como professor de roteiro para HQs e audiovisual.
A oficina é uma contrapartida do projeto "Os Afrofuturistas". O projeto foi contemplado pelo Edital Setorial de Audiovisual 2019 e tem apoio financeiro do Governo do Estado, através do Fundo de Cultura, Secretaria da Fazenda, Fundação Cultural do Estado da Bahia e Secretaria de Cultura da Bahia.
SERVIÇO
Oficina de Roteiro e Produção de Séries Animadas
Aulas Online de 20 de Março a 05 de Abril (às segundas, quartas e sextas)
Horário: 18h às 21h
Público-Alvo: Pessoas autodeclaradas negras (pretas ou pardas) a partir dos 18 anos que sejam nascidos ou residentes no interior da Bahia
Acompanhe em: @marcelo.o.lima
SOBRE MARCELO LIMA
Natural de Feira de Santana (BA), Marcelo Lima é roteirista e professor de HQs e Audiovisual e Doutor em Comunicação pela Universidade Federal da Bahia. Recebeu o Prêmio João Ubaldo Ribeiro da Prefeitura de Salvador (2017) pela adaptação para HQ do romance “O Bicho que Chegou a Feira”, de Muniz Sodré, o Troféu Angelo Agostini na categoria melhor HQ pela obra “Lucas da Vila de Sant”Anna da Feira” (2011) e duas indicações de melhor HQ independente no HQ Mix. Participou do Colaboratório Criativo, iniciativa de inclusão profissional de roteiristas negros com apoio da Netflix. Escreveu a série animada Auts (Takapy), exibida na PlayKids, TVE e TV Cultura. Cocriou as séries animadas Pequenos Narradores (Takapy) exibida na TV Aratu, e Galera da Praia (Griot Filmes/Tamar/Studio Belli), a ser exibida na TV Rá-Tim-Bum. Foi roteirista das séries Formula Dreams (Story Productions/SP), Beliche Voador (Plot Kids/SC); e a segunda temporada da série animada Mundo Ripilica (Marisol/SP), exibida na Discovery Kids e Amazon Prime; foi head writer de desenvolvimento de universo ficcional do personagem Nenê do Zap (Fundação Maria Cecilia Souto Vidigal) a partir de argumento coescrito com Anna Muylaert; escreveu o argumento para filme documentário derivado do álbum QVVJFA?, do rapper Baco Exu do Blues; desenvolveu seu primeiro longa live-action Caindo no Mundo, uma comédia universitária passada em Salvador e voltada para o público jovem adulto com financiamento da Netflix e supervisão de roteiristas desta plataforma; foi roteirista na Conspiração Filmes entre 2021 e 2022, onde desenvolveu projeto de série chefiado por Lázaro Ramos. Atualmente desenvolve o projeto transmídia Os Afrofuturistas, financiado pela SECULT/BA e pelo Itaú Cultural, com HQ a ser lançada em Abril de 2023 pela Editora Veneta; escreve série voltada para o público teen para a Disney+ com produção da Boutique Filmes. Portfólio: https://www.marceloroteiros. com/