Com o intuito de comemorar o Dia da Visibilidade Trans, o Grupo Conto em Cena vai liberar o Projeto Muitos Alipinhos, durante dois dias, no canal da Guilda Produções no YouTube.
A história se passa na década de 50 e apresenta um destino trágico, o qual é resultado das pressões familiares e sociais do período. Mas, e hoje? Será que essas questões permanecem?
A não aceitação das diferenças, muitas vezes, impõe aos sujeitos o sofrimento, abandono e violência. Portanto, essa discussão de gênero é necessária e urgente para que possamos oferecer visibilidade a tantas pessoas que sofrem com a rejeição familiar e social. Dessa forma, entendemos que, somente através do conhecimento, do respeito e da empatia é que podemos diminuir o preconceito e fazermos a sociedade refletir sobre esses “Muitos Alipinhos”.
Assim, o grupo Conto em Cena convidou, junto ao espetáculo, três mulheres trans. Elas passaram por situações semelhantes as de Alipinho, mas tiveram destinos diferentes. Apesar das dificuldades, buscam com muita luta a superação dos desafios, dos conflitos familiares e dos preconceitos. Essas mulheres são exemplos de luta e resistência na busca pelo respeito e garantia dos seus direitos civis e humanos. Os depoimentos são um convite a ampliação do conhecimento e do respeito e também das ressignificações individuais diante da temática. Programe-se, pois este espetáculo será exibido de forma online e totalmente gratuito no Canal do Youtube da Guilda produções, entre os dias 28 e 29 de janeiro.