O time do Bahia de Feira reúne atletas profissionais que além de esbanjarem técnica precisam estar com a forma física em dia para poderem apresentar seu melhor desempenho nos gramados. Mas, manter essa forma não é fácil, e os jogadores, geralmente, precisam de acompanhamento nutricional profissional para seguir brilhando em campo.
A nutrição esportiva é uma área que estuda a relação entre alimentação e prática de esporte, tanto por parte de atletas de alto rendimento como amadores praticantes de atividades físicas. Ela aplica conhecimentos de nutrição, fisiologia e bioquímica na prática de exercícios, buscando melhorar o desempenho nessas atividades.
A Fim de enfatizar a importância da alimentação de forma correta, Thaís Oliveira, nutricionista do Bahia de Feira organizou uma palestra para os jogadores com a temática: “Diminuindo riscos de lesões com a nutrição”, na qual explicou, que para um atleta de alta performance a alimentação segue de forma diferenciada da que seria recomendada para uma pessoa que apenas pratica esportes esporadicamente.
“É necessário estudar os comportamentos que podem influenciar a participação dos atletas durante as competições, também trabalhamos com planejamento de metas para o aprimoramento do desempenho esportivo, além da preocupação em alinhar as demandas pessoais com a profissional, para não entrarem em conflito, então trabalhamos ambas as partes separadas, de modo a obtermos um resultado muito mais efetivo”, apontou a nutricionista.