A FEBACLA - Federação Brasileira dos Acadêmicos das Ciências, Letras e Artes- RJ, no uso de suas atribuições regimentais e estatutárias, concede à artista baiana e feirense Celiah Zaiin, a Comenda da Cultura Nacional, com o Diploma Ativista da Cultura Nacional e o Diploma do Mérito Cultural 2022, pelos tangíveis serviços prestados à humanidade, no desenvolvimento de suas atividades sociais, artísticas, culturais, literárias e educacionais.
A artista conta como foi participar das festividades do Bicentenário na Bahia, Sergipe, São Paulo e Brasília, trazendo à memória desta geração, a primeira mulher que saiu em combate pela Independência do Brasil, a nossa heroína Maria Quitéria, a qual em contato com os histiadores alemães, foi a grande incentivadora de todas as mulheres que foram lutar na II Guerra Mundial, da América do Sul.
Houve momentos em que a artista conta que chorou emocionada com esses momentos históricos, para uma geração que nem se lembra mais da cidade que deu ao pais, uma heroína mulher, numa época onde a mulher não tinha voz alguma na sociedade.
Celiah, que também tem desenvolvido um grande trabalho em volta do " Hino ao 2 de Julho", atual hino da Bahia, tão pouco conhecido pelos baianos. Em suas palestras ela fala, das revelações e dos jumentos de guerra encontrados na letra, os quais poderiam mudar a história do alunado baiano.
É muito atual e importante esse trabalho, diz a artista, de manter viva a nossa história para que esta sirva de lição para a atual geração. |