A convite da acadêmica e Secretária Municipal de Educação Profa. Anaci Paim, a Academia de Educação de Feira de Santana visitou as instalações do Centro Municipal Integrado de Educação Inclusiva na manhã do dia 07 de novembro/2022.
Um equipamento de primeiro mundo, assim pode ser considerado.
Além das instalações modernas, pode-se observar o cuidado com que tudo foi pensado e elaborado, móveis planejados, uma riqueza de detalhes, tudo para atender de forma especializada os estudantes da rede municipal que possuam algum tipo de deficiência.
O valor histórico da construção foi preservado, agregando cada local e cada setor à sua destinação específica e o mais importante, tudo pensado e supervisionado pela equipe de docentes da Secretaria Municipal de Educação, para que a arquiteta pudesse elaborar o projeto.
Todas as salas, dependências sanitárias, brinquedoteca, cozinha, espaços de convivência, etc. são projetados para receber qualquer estudante com deficiência ou dificuldade de aprendizagem. Existe um espaço de atividades de vida prática, uma "mini casa” com quarto, sala, banheiro e cozinha, para que o deficiente visual possa receber treinamento e orientação em sua mobilidade.
Em fase de conclusão encontra-se a obra de um prédio com cinco andares destinado a estacionamento e já foram iniciadas as obras da sede da Secretaria Municipal de Educação, que terá sete andares.
A visita contou com o acompanhamento de alguns docentes da educação inclusiva, além da Diretora do Centro, Profa. Isabella Carvalho, que fez uma apresentação sobre toda a infraestrutura e atividades daquele local.
“ Quando a Profa. Anaci chegou para a Secretaria e me instruiu em iniciar os trabalhos de organização deste espaço, eu não tinha ideia de que seria esta grandiosidade. Tem sido um trabalho intenso, além da parte administrativa tem toda a parte pedagógica especializada, exigindo formação permanente dos professores, porque se trata de acompanhamento multifuncionais, ou seja, cada criança tem a sua especificidade de atendimento de acordo com a deficiência que ela apresenta ”, disse Isabella Carvalho, Diretora do Centro.
Os acadêmicos saíram contemplados com tudo que foi visto e com a certeza de que Feira de Santana precisa conhecer aquele empreendimento. Uma obra que inspira cuidado com a vida. |