O uso de canabinoide para tratamento medicinal foi tema de palestra nesta quinta-feira (06) na Universidade Estadual de Feira de Santana (Uefs). O encontro reuniu estudantes, professores, idosos da Universidade Aberta à Terceira Idade (Uati) e comunidade externa no anfiteatro, no módulo 2. O evento contou com palestra do médico formado pela Uefs Leopoldo Pires da Silva Netto, que é pós-graduado em Medicina Canabinoide.
O tema da palestra foi “Transtornos de humor e prática clínica canabinoide”. Durante a apresentação foi discutido, por exemplo, como usar os canabinoides e como estes agem no transtorno bipolar. “A gente apresentou os transtornos de humor e a perspectiva de tratamento com a medicina canabinoide, que é aplicar a cannabis como tratamento para as condições de bipolaridade, depressão e outras condições relacionadas ao humor”, afirmou Leopoldo Netto.
O evento foi organizado pela professora doutora Ingrid Gutiérrez, a partir da proposta da disciplina Psicofarmacologia, para o curso de Psicologia, ministrada pela docente. “Introduzi na grade a temática do uso de canabinoide para tratamento medicinal. O objetivo é discutir esta temática que vai ser a medicina do futuro”, afirmou a professora, que também é coordenadora do programa de extensão Terapias não-convencionais (TnC) e Você.