Uma visita guiada e roda de conversa marcaram a presença de 60 estudantes do 7º e 8º anos do ensino fundamental II da Escola Cívico-Militar Quinze de Novembro, situada no distrito de Jaíba, município de Feira de Santana, ao Centro de Agroecologia Rio Seco (Cearis), unidade extra campus da Universidade Estadual de Feira de Santana (Uefs), durante a Feira de Graduação e Semana Nacional de Ciência e Tecnologia.
Com a recepção da professora Marina Castro, coordenadora do Cearis e professora do curso de Agronomia, e dos monitores Gleidane de Freitas Souza, agrônoma egressa da instituição, Asaph Natan D´Oliveira Santos; Maria Aparecida da Cruz Xavier e João Carlos Andrade de Souza, e dos estudantes de Agronomia, eles visitaram o SAF CEARIS SUCUPIRA, o Meliponário Pe Jesus de Santiago Moure e outros estruturas.
Segundo Adriana Peixoto Campos da Silva, professora da Escola Quinze de Novembro, que também é aluna do curso de Agronomia da Uefs, “estamos com um projeto intitulado Quintais Produtivos, e na abordagem temática estamos trabalhando com os sistemas agroflorestais, a agroecologia e as abelhas sem ferrão”.
De acordo com Maria Aparecida, uma das monitoras da visita, “foi uma experiência muito boa. As turmas foram bem participativas e conseguimos manter uma discussão sobre Agroecologia, SAFs e Abelhas de modo geral bem bacana”. Já Asaph Natan, expressou sua empolgação “realmente foi muito bom, as crianças deram um show. Estudaram sobre os temas para ir para a visita, muitas perguntas interessantes”!
Após a visita, a Escola Cívico-Militar Quinze de Novembro solicitou a ajuda do Centro para a implantação de um meliponário. A equipe da Escola foi formada pelas professoras Adriana Peixoto, Thayla Barreto de Azevedo e os coordenadores Flávia Boaventura Ferreira e Cristiano Abreu.