menu
-Agenda Cultural
-Restaurantes
-Teatros
-Museus
-Comentários
-Fale conosco
-Política de Privacidade
-Utilidade Pública
-Links Feirense
-Artes Cênicas
-Artes Visuais
-Artesanato
-Bandas
-Literatura
-Músicos
ENTRETENIMENTO
-Cinema
-Arquivo de Eventos
-Festival Vozes da Terra
-Festival Gospel 2010
-Natal na Praça 2010
-Micareta 2011
-Últimos Eventos
-Radio Viva Feira
-TV Viva Feira
-Videos Viva Feira
COLUNISTAS
-Alberto Peixoto
-Emanoel Freitas
-Luís Pimentel
-Raymundo Luiz Lopes
-Sandro Penelú
 
 
 
CANTORA FEIRENSE ABRIRÁ O I SIMPÓSIO DE CONFRARIA E ACADEMIAS DE LETRAS E ARTES DO BRASIL

A Cantora Feirense, figura popular Maria Quitéria, abrirá cantando o “Hino Nacional” no I SIMPÓSIO DE CONFRARIAS E ACADEMIAS DE LETRAS E ARTES DO BRASIL, em São Cristovão – Sergipe, que ocorrerá nos dias 12, 13 e 14 de agosto, no Convento de São Francisco.
Publicado em: 01/08/2022 - 16:08:18
Fonte: Release do evento - Daniela Fundação


    O evento está sendo organizado pela CONFRARIA SANCRISTOVENSE DE HISTÓRIA E MEMÓRIA, na quarta cidade mais antiga do país, como é conhecido nacionalmente por possuir um Patrimônio Mundial concedido pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO). Chancelada em 2010, a Praça São Francisco compreende edifícios públicos e privados que representam o testemunho do período durante o qual as coroas de Portugal e Espanha estiveram unidas, sendo o principal deles o complexo da Igreja e Convento de S&a tilde;o Francisco. O conjunto arquitetônico conhecido como Convento São Francisco compreende a igreja, o convento e a ordem terceira, que hoje abriga o Museu de Arte Sacra, o mais completo do país. A construção do convento foi decidida em 1657, época da chegada dos Frades Franciscanos em São Cristóvão. O Superior da Ordem era frei Luiz do Rosário, um frade franciscano português. Em 1659, foi construída a Igreja e o recolhimento dos Franciscanos. Já em 1693, foi lançada a primeira pedra do Convento, porém, o Conjunto só foi concluído na segunda metade do século XVIII, devido à pobreza da Ordem Franciscana e da sociedade da época e a OICMCTB- Ordem Internacional Civil Militar “Cavaleiros Templários Brasil”.
    A figura da “Maria Quitéria” está sendo uma novidade para as cidades nordestinas, já que as gerações vão surgindo, enquanto a história vai se perdendo. A cantora conta que gravou um vídeo para este evento, vestida da figura histórica de Maria Quitéria e recebeu muitos e-mails de escolas da região, pedindo informações sobre a heroína baiana. Ela também fala que quando começou a cantar os hinos, vestida de Maria Quitéria, teve que parar, para palestrar sobre a heroína. 
    Neste evento teremos Palestras, Feiras de Livros, literatura de Cordel, História e Memória, Exposição, Homenageados, Outorga de Medalhas. Na oportunidade, a cantora tomará posse na “Confraria Sancristovense de História e Memória” com a comenda. 
    Conferencistas de todo o país, em destaque o de Dr. José Anderson do Nascimento, presidente da Academia Sergipana de Letras, Dra, Grecianny C. Cordeiro, Promotora Pública do Ceará, Senescal Dr. Márcio Pugliesi, Professor da Universidade de São Paulo, Paulo Neves, Escritor Cearense, João de Souza, Escritor Baiano, etc...
    A Professora da Universidade Federal do Sergipe, Verônica Nunes que vai falar de “Confrarias e as Ordens Religiosas em Sergipe  D’elRey”. Mesa temática – “Ceará em Foco” –reunindo Acadêmicos, Promotores de Justiça e Escritores Cearenses. A abertura será no dia 12 às 19:00h no Convento de São Francisco com a entrada de acadêmicos de todo país.



Apoio Cultural:



Viva Feira
© 2025 - Todos os direitos reservados - www.vivafeira.com.br