menu
-Agenda Cultural
-Restaurantes
-Teatros
-Museus
-Comentários
-Fale conosco
-Política de Privacidade
-Utilidade Pública
-Links Feirense
-Artes Cênicas
-Artes Visuais
-Artesanato
-Bandas
-Literatura
-Músicos
ENTRETENIMENTO
-Cinema
-Arquivo de Eventos
-Festival Vozes da Terra
-Festival Gospel 2010
-Natal na Praça 2010
-Micareta 2011
-Últimos Eventos
-Radio Viva Feira
-TV Viva Feira
-Videos Viva Feira
COLUNISTAS
-Alberto Peixoto
-Emanoel Freitas
-Luís Pimentel
-Raymundo Luiz Lopes
-Sandro Penelú
 
 
 
CORO JUVENIL DO NEOJIBA ESTRÉIA ÓPERA BARROCA

O coro juvenil do NEOJIBA estreia ópera barroca "Dido e Enéias", com direção cênica de Márcio Meirelles e regência de Lucie Barluet.
Publicado em: 19/10/2021 - 12:10:11
Fonte: Release Ópera NEOJIBA - Yananda Lima


    Pela primeira vez, o Coro Juvenil do NEOJIBA, principal formação de canto coral do programa social do Governo da Bahia, irá encenar uma ópera. A obra escolhida foi "Dido e Enéias", do britânico Henry Purcell, com direção cênica de Márcio Meirelles e direção e regência musical de Lucie Barluet. A estreia acontece neste sábado, 23/10, às 11h, no Teatro Vila Velha, com a presença do público. O evento irá seguir todos os protocolos sanitários vigentes em Salvador. Outras três sessões serão realizadas nos dias 23, às 16h, e no dia 24/10, às 11h e 16h, como parte da programação de aniversário dos 14 anos do NEOJIBA. Os ingressos estarão disponíveis gratuitamente no Sympla a partir do dia 22/10.
    Considerada uma das grandes obras do período barroco, a ópera em três atos estreou em Londres, em 1689. A obra conta a história de amor e poder entre a rainha de Cartago Dido, e o herói troiano Enéias, um dos episódios do poema épico “Eneida”, de Virgílio. Na montagem do NEOJIBA, com 2 elencos, os personagens principais serão interpretados por Maria Fernanda Cardoso e Alexsandra Brasileiro, no papel de Dido, e Iuri Nery e Samuel Ressurreição, no papel de Enéias. A encenação conta com a Orquestra 2 de Julho, principal formação orquestral do programa, sob regência de Lucie Barluet.
    A preparação para a encenação da ópera começou em agosto deste ano, durante a terceira edição do Festival NEOJIBA Encanta, realizada pelo programa. Na ocasião, a cantora lírica Marília Vargas realizou masterclasses de interpretação vocal e o diretor Márcio Meirelles comandou workshops de encenação e ensaios abertos. Ao final do evento, o Coro Juvenil apresentou o primeiro ato da ópera, que permanece disponível no canal do NEOJIBA no Youtube (/neojibatv).
    Márcio Meirelles era o secretário de Cultura da Bahia quando o programa foi fundado, nesta secretaria, em 2007. O diretor falou sobre os desafios de encenar uma ópera. "É importante esses jovens se apropriarem de uma coisa que é patrimônio do mundo, que é a ópera. É uma forma teatral e musical complexa, bonita, forte. Parece uma coisa antiga, de outro lugar, mas é nossa. Estamos discutindo o poder, o papel da mulher, das relações. É importante para todos nós. É uma história que tem muito a ver com o nosso tempo".
    A maestrina Lucie Barluet também destacou o caráter atemporal da obra. "É uma história antiga, mas a gente conta com o que a gente tem hoje. Foi muito interessante o processo de entender o sentido e o poder de cada palavra, cada canto".
    O Aniversário de 14 anos do NEOJIBA é uma ação do Ministério do Turismo e Governo Federal, através da Lei de Incentivo à Cultura, e conta com o patrocínio da Solar Coca-Cola. O NEOJIBA é um programa social do Governo da Bahia, vinculado à Secretaria de Justiça, Direitos Humanos e Desenvolvimento Social (SJDHDS) e gerido pelo Instituto de Desenvolvimento Social pela Música (IDSM).

Apresentação da ópera "Dido e Enéas", de Henry Purcell
Com o Coro Juvenil do NEOJIBA. Direção de Márcio Meirelles e Lucie Barluet
23 e 24/10, às 11h e 16h
Teatro Vila Velha, Passeio Público - Av. Sete de Setembro
Com a presença do público. Ingressos gratuitos pelo Sympla, disponíveis no dia 22 e 23/10, na véspera da realização dos eventos
⚠️ Leve o seu cartão de vacinação, comprovando que já tomou as duas doses da vacina ou a dose única, para assistir ao evento.
⚠️ Pedimos a todos(as) que assistirem à apresentação presencialmente e que apresentem qualquer sintoma de COVID-19 em até 7 dias para entrar em contato pelo e-mail: contato@neojiba.org ou pelo telefone: 71 3044-2959.

Ficha técnica
Márcio Meirelles: Encenação - Direção cênica
Chica Carelli: Assistente de direção
Ariel Ribeiro: Coreografia e preparação corporal
Paulo Martins: Assistente de elenco
Miguel Campelo: Figurinista
Lucie Barluet: Direção e regência musical
Bruno Nunesmaia:  Pianista correpetidor
Coro juvenil do NEOJIBA
Orquestra 2 de julho

Solistas do Coro Juvenil:


Confira a programação completa do aniversário de 14 anos do NEOJIBA:

Eventos públicos
7/10, às 14h - Live "Direitos das Crianças: brincar para educar", com a equipe de Desenvolvimento Social do programa -  Transmissão pelo Youtube
9 e 10/10, às 11h  - Apresentação ao vivo do musical "Os Saltimbancos", com vídeos gravados por integrantes de todos os núcleos do programa - Transmissão pelo Facebook
15/10, às 16h - Recital dos integrantes da Orquestra Pedagógica Experimental, Coro Infantojuvenil, Núcleo Cidade Sol (Jequié) e Núcleo Territorial de Vitória da Conquista - Transmissão pelo Facebook e Youtube
16/10, às 11h, no Parque do Queimado -  Recital com integrantes da Orquestra 2 de Julho e da Orquestra Castro Alves - Com a presença do público e transmissão pelo Facebook e pelo Youtube.  Ingressos gratuitos pelo Sympla, disponíveis na véspera da realização do evento.
16/10, às 16h30, no Parque do Queimado - Inauguração da Arca NEOJIBA - Com a presença do público. Ingressos gratuitos pelo Sympla, disponíveis na véspera da realização do evento.  
16/10, às 19h, no Parque do Queimado - Octetos de Mendelssohn e Stravinsky, com integrantes da Orquestra 2 de Julho - Com a presença do público e transmissão pelo Facebook e pelo Youtube. Ingressos gratuitos pelo Sympla, disponíveis na véspera da realização do evento.
17/10, às 11h, no Parque do Queimado - Obras de Câmara com  coordenadores e Instrutores  do NEOJIBA - Com a presença do público. Ingressos gratuitos pelo Sympla, disponíveis na véspera da realização do evento.
17/10, às 17h - Concerto com a Orquestra 2 de Julho e a Orquestra Castro Alves no Teatro Castro Alves - Transmissão pelo Facebook e pelo Youtube.
20/10, às 19h - Apresentação ao vivo dos melhores momentos das comemorações de aniversário nos núcleos de Salvador e do interior da Bahia -  Transmissão pelo Facebook e pelo Youtube.
23  e 24/10, às 11h e 16h, no Teatro Vila Velha – Apresentação da ópera "Dido e Enéas", com o Coro Juvenil e direção de Márcio Meirelles. Com a presença do público. Ingressos gratuitos pelo Sympla, disponíveis na véspera da realização do evento.

Eventos internos

2/10, às 9h30 - Apresentação virtual dos resultados da Pesquisa Interna 2020 e debate com os integrantes do programa  
9/10, às 13h - Apresentação virtual da final do "Solfejando", concurso de Solfejo com integrantes de diversos núcleos do programa
13 a 17/10 - Encontro presencial de capacitação do Núcleo Cidade Sol, em Jequié, e do Núcleo Territorial de Vitória da Conquista

Sobre o NEOJIBA
Criado em 2007, o NEOJIBA (Núcleos Estaduais de Orquestras Juvenis e Infantis da Bahia) promove o desenvolvimento e integração social prioritariamente de crianças, adolescentes e jovens em situações de vulnerabilidade, por meio do ensino e da prática musical coletivos. O programa é mantido pelo Governo do Estado da Bahia, vinculado à Secretaria de Justiça, Direitos Humanos e Desenvolvimento Social, e gerido pelo Instituto de Desenvolvimento Social Pela Música. Em 14 anos, o NEOJIBA atendeu, direta e indiretamente, mais de 10 mil crianças, adolescentes e jovens entre 6 e 29 anos. Atualmente, o programa beneficia 1970 integrantes diretos em seus 13 núcleos e 4.500 indiretos em ações de apoio a iniciativas musicais parceiras.




Apoio Cultural:



Viva Feira
© 2024 - Todos os direitos reservados - www.vivafeira.com.br