menu
-Agenda Cultural
-Restaurantes
-Teatros
-Museus
-Comentários
-Fale conosco
-Política de Privacidade
-Utilidade Pública
-Links Feirense
-Artes Cênicas
-Artes Visuais
-Artesanato
-Bandas
-Literatura
-Músicos
ENTRETENIMENTO
-Cinema
-Arquivo de Eventos
-Festival Vozes da Terra
-Festival Gospel 2010
-Natal na Praça 2010
-Micareta 2011
-Últimos Eventos
-Radio Viva Feira
-TV Viva Feira
-Videos Viva Feira
COLUNISTAS
-Alberto Peixoto
-Emanoel Freitas
-Luís Pimentel
-Raymundo Luiz Lopes
-Sandro Penelú
 
 
 
AULA MAGNA DA UEFS SOBRE "DESAFIOS DA UNIVERSIDADE EM TEMPOS DE PANDEMIA" ATRAI MILHARES DE INTERNAUTAS


Publicado em: 16/02/2021 - 11:02:56
Fonte: Release da Ascom UEFS


    “Nós que construímos a universidade sabemos que há uma verdade preciosa que se organiza naturalmente e faz vê-la como uma área de colaboração e criatividade, e não como espaço de reprodução de discriminações, mas como lugar especial de ampliação de direitos e acolhimento. Esses são nossos desafios cotidianos. Somos um lugar de resistência ao autoritarismo e negacionismo!”, declarou o reitor da Universidade Federal da Bahia (UFBA), João Carlos Salles Pires da Silva, durante a Aula Magna do semestre 2020.1 da Universidade Estadual de Feira de Santana (Uefs). A cerimônia virtual com o tema “Desafios da Universidade em tempos de pandemia” ocorreu na manhã desta segunda-feira, 15, no canal da TV Olhos D’água na plataforma de vídeo YouTube. A Aula Magna virtual foi assistida por um público de mais de 2.500 pessoas.
    Em seu discurso, o reitor Evandro do Nascimento falou sobre a importância da relação dialética e dialógica do fazer a universidade e dos obstáculos encarados para retomar as atividades de um semestre regular mantendo os princípios, mas em ambientes virtuais. “São adversidades muito grandes, mas certamente saberemos trilhar o melhor caminho para acolher nossos estudantes, iniciar calouros nas atividades, dar fluxo na vida acadêmica dos veteranos para que possam concluir seus cursos, colar grau e seguir como profissionais em defesa de um país melhor e de uma sociedade mais justa”, declarou ele sobre o período que se inicia e as expectativas nos frutos do compromisso humanista trabalhado pela Instituição.
    Fabiana Cristina Bertoni, pró-reitora de Graduação da Uefs, discorreu sobre as providências para possibilitar as aulas durante o isolamento social. A professora informou que foram diversas dificuldades e também conquistas, as avaliações mostram que muito foi feito. “Nós nos organizamos, fizemos a mudança das aulas presenciais para remotas, formamos nossos docentes, garantimos serviço de internet para os servidores, disponibilizamos ambiente virtual de aprendizagem, ferramentas digitais para ensino remoto, oferecemos apoio tecnológico e pedagógico para os docentes, inclusão digital para os estudantes, conseguimos compor uma equipe para acompanhamento e recepção de pessoas com deficiência, realizamos ações virtuais e estamos viabilizando uma biblioteca virtual”, relatou Fabiana.
    O evento também contou com tour virtual sobre a estrutura física, identificação dos serviços e setores que integram o funcionamento da instituição. O vídeo segue disponível no canal da TV Olhos D’água, no YouTube. Falas dos membros da gestão Contra-Atacar do Diretório Central dos Estudantes também compuseram a sala através de vídeo.
    Para Felipe Lisonjeado, estudante do curso de Letras Vernáculas, as falas do evento foram como sementes de esperança e acolhimento para todos os alunos. “A Aula Magna virtual trouxe a afirmação de que a nossa Uefs não mede esforços para continuar executando o seu trabalho e compromisso institucional da melhor maneira e descobrindo caminhos através dos novos desafios”, relatou.
    O evento também contou com pronunciamentos da professora Amali Mussi, vice-reitora da Uefs, Gisele Pinto Rocha Santos, representante do Sindicato dos Trabalhadores em Educação do Terceiro Grau do Estado da Bahia (Sintest/BA-Uefs) e Marilene Lopes da Rocha, representante da Associação dos Docentes da Uefs (Adufs).



Apoio Cultural:



Viva Feira
© 2024 - Todos os direitos reservados - www.vivafeira.com.br