“Entre Crendices e Amores Pagãos”, álbum de estreia da banda feirense Sons de Mercúrio, ficou em 1º lugar na votação popular dos melhores álbuns baianos de 2019 do site elCabong. O trabalho autoral desbancou até mesmo o disco “O Futuro Não Demora”, da banda BaianaSystem, que ficou em segundo lugar na votação realizada pelo site especializado, seguido por “Grandão Sem Medo”, do grupo de rap Família Tríplice.
“Depois de uma longa votação temos algumas surpresas. A maioria dos dez mais votados, por exemplo, é de nomes pouco conhecidos ou pelo menos pouco falados. A exceção é o BaianaSystem, que depois de ficar em primeiro na votação da crítica, ficou em segundo pelo voto popular. A primeira colocação é de uma banda nova de Feira de Santana, mostrando que o interior do estado segue firme com uma produção diversa e interessante”, descreveu o jornalista Luciano Matos, fundador do site.
Lançado em março de 2019, o álbum nasceu de um show onde a banda mesclava música, poesia e dança. O grupo se utiliza de violões cigano-seresteiros e harmonias vocais, remetendo a antigos cantos de rituais religiosos. Junto a isso, letras que tratam de espiritualidade, com referências a umerologia, tarot, misticismo e crenças populares. Essa junção faz o trabalho soar com uma atmosfera mística e carregada de espiritualidade.
Ouça “Entre Crendices e Amores Pagãos” (2019)