A noite da próxima quinta-feira (6) será marcada por momentos muito especiais, com o reconhecimento àqueles que constroem a história da Educação em Feira de Santana. A Faculdade de Tecnologia e Ciências (FTC) abrirá as portas do Auditório Professora Terezinha Mamona para a posse de quatro novos membros da Academia de Educação. Dentre eles, o professor Cristiano Lôbo, diretor de Operações da Rede de Ensino FTC. A solenidade será às 19h30.
Professor Cristiano Lôbo assumirá a titularidade da cadeira número 31. Na mesma sessão solene serão empossados, também como titulares, os professores Jorge Aliomar Barreiros Dantas (cadeira número 5), Ana Angélica Vergne de Moraes (Cadeira número 29) e Maria José Pacheco de Andrade Costa (Cadeira número 30). Marilene Carneiro Barreto será homenageada com o título de Acadêmica Benemérita.
Os novos acadêmicos serão apadrinhados por membros mais antigos que, por sua vez, têm como patronos, respectivamente, os educadores Eduardo Mattos Portela, Edith Machado Boaventura, Edivaldo Machado Boaventura, Joselice Macedo de Barreiros, titulação atribuída a pessoas que tenham se destacado como educador ou estudioso de fatos e problemas da Educação no município, conforme propõe a Academia, criada em novembro de 2007.
A Academia de Educação de Feira de Santana tem previsão de 40 cadeiras e tem 28 ocupadas por membros efetivos. Na sessão de quinta-feira será outorgado o primeiro título de Acadêmico Benemérito da instituição, que atualmente é presidida pelo professor Josué da Silva Mello e tem como vice-presidente a professora Ana Rita de Almeida Neves. Vale lembrar que professor Josué Mello foi o primeiro diretor da FTC Feira de Santana.