Um momento de muito aprendizado. Foi assim que a estudante Árgila Gonçalves de Carvalho definiu a participação na VI Mostra Integrada de Pesquisa do Hospital Geral Clériston Andrade (HGCA), realizada nesta quinta-feira (20). A FTC Feira de Santana teve participação de destaque no evento, que foi aberto pelo diretor da unidade de saúde, José Carlos Carvalho Pitangueira, e o diretor geral da Rede FTC, professor Cristiano Lôbo.
Os trabalhos da estudante e de cinco professores, inclusive o de Hayana Leal Barbosa, coordenadora do Colegiado, foram apresentados em formato de pôster. Árgila Gonçalves, concluinte do curso, fez um relato de experiência sobre “O cuidado de Enfermagem em um paciente centenário com bloqueio átrio ventricular total”. Para ela, a mostra representa a conclusão, de fato do trabalho.
Na abertura da mostra, o professor Cristiano Lôbo aplaudiu a iniciativa do HGCA e destacou o trabalho realizado pelo diretor José Carlos Pitangueira à frente do hospital, bem como seu empenho “em prol da formação de qualidade dos profissionais de saúde”. Ele falou também sobre a importância de eventos do gênero para o fomento das atividades de pesquisa e extensão pelas unidades de ensino superior.
Este ano a Mostra de Pesquisa teve recorde de trabalhos inscritos, 95 no total. Destes, 79 foram aprovados pela Comissão Científica. Oito trabalhos foram apresentados na modalidade de Comunicação Oral e 71 na modalidade Pôster. O evento, realizado no Centro de Cultura Amélio Amorim, contou com a parceria de instituições de ensino conveniadas com o hospital.
“Políticas e Sujeitos (in)visíveis na pesquisa e na assistência no SUS” foi o tema central da mostra, cujo objetivo é promover e incentivar a divulgação das pesquisas desenvolvidas no HGCA, além de identificar os estudos que possam subsidiar o processo de tomada de decisão dos gestores da unidade. Os trabalhos inscritos seguiram áreas temáticas, como Gestão e Avaliação em Saúde na Unidade Hospitalar e Produção do Cuidado em Unidade Hospitalar.