Durante os dias 23, 24 e 25 de agosto a UNEF vai sediar um dos maiores congressos do mundo, o Congresso Internacional de Desastres em Massa (CIDEM). Idealizado e presidido por Jeidson Marques, também coordenador do curso de Odontologia da UNEF, o evento objetiva promover a integração de forças militares e civis que agem em desastres, bem como, a qualificação profissional e da população diante de situações de Desastres em Massa.
Dois dos três dias de atividades do CIDEM terão como sede as dependências da UNEF. Na quinta-feira (23), o credenciamento, a abertura, as palestras, apresentação de pôsteres e demais atividades, realizadas nos três turnos do dia, acontecerão no Cajueiro Convenções. Já na sexta-feira (24), os debates, as palestras, apresentações de trabalho e afins acontecem no Olimpo, nos auditórios e nas salas de aula da UNEF. No último dia, as 4 simulações de desastres em massa serão realizadas na Fazenda do Menor de Feira de Santana.
Representantes de ao menos 15 países, como Japão, Estados Unidos, Portugal, Espanha e Chile já confirmaram presença no III CIDEM. Durante o evento o público poderá assistir, além de palestras direcionadas à área, palestras, apresentação de trabalhos acadêmicos, simulação de desastres, entre outros. O propósito final do III CIDEM é permitir uma troca de experiências em âmbito local, nacional e internacional e também aproximar a realidade acadêmica da realidade diária de profissionais que estudam, treinam e atuam em situações de desastres.
O CIDEM é direcionado para profissionais e estudantes das mais variadas áreas, como saúde, segurança e meio ambiente, mas é também aberto a qualquer indivíduo que se interesse pelos assuntos abordados. Para participar do evento, basta ir até o site www.projetocidem.com e realizar a inscrição. No site também estão disponibilizadas a programação, informações gerais sobre o congresso e seus palestrantes.