A eleição da Rainha do Bando nunca privilegiou a beleza ou qualquer destes valoras comuns aos certames convencionais, mas a animação, a alegria, o envolvimento com o evento de modo que é comum que venham a serem eleitas senhoras de avançada idade, mas que demonstram a animação e o envolvimento com a tradição que já conta com onze anos após sua retomada por iniciativa da UEFS/CUCA.
Este ano o certame para eleição da Rainha do Bando Anunciador contou com 11 concorrentes, e destas, cinco foram escolhidas para compor a linha de frente do cortejo da festa: Tatiana Cardoso (rainha), Islane de Jesus (princesa), Sdinelza Gonçalves (princesa), Joselita Leite (miss terceira idade) e Marta Sueli (miss simpatia).
A Rainha eleita, Tatiana Cardoso, declarou ao representante da Ascom/Uefs: “Estou muito orgulhosa por representar a minha comunidade numa festa tão linda como o Bando Anunciador. Levarei para a avenida muita alegria e animação!”, ela que é do bairro Queimadinha, se diz apaixonada pelo evento e faz parte do Bando "Na Palma da Mão".
Uma mesa de debate sobre o tema: “Para onde vai o Bando: desafios e perspectivas para o futuro do Bando Anunciador”. Precedeu a escolha da Rainha, e contou com as participações e explanações dos pesquisadores, Aldo José Morais e Rhanna Rosa Alves, do diretor da 3ª Ciretran, Silvio Dias, do representante da Polícia Militar da Bahia, soldado Marcone Rodrigues, e do artista, músico, cantor, compositor e servidor municipal, Toinho Campos, que representou a Prefeitura de Feira de Santana e a Secretaria Municipal de Cultura.
Como não podia deixar de ser participaram do evento o reitor da Uefs, professor Evandro do Nascimento, que proferiu um discurso incisivo sobre a nossa realidade neste momento de falência de valores e subserviência ao capital internacional, que foi aplaudido por toda assistência, e a vice-reitora da Instituição, professora Norma Lúcia Fernandes.
A diretora do Cuca, professora Rosa Eugênia Vilas Boas, esteve presente ao evento, naquele momento liderando sua competente equipe, que vem realizando, com os sacrifícios impostos a esta gestão, os eventos que asseguram muito dos movimentos culturais de nossa cidade.
Dilma Ferreira, nossa Diva maior em atividade, enriqueceu o evento com sua apresentação musical repleta de alegria e animação, antes do certame, durante a apresentação das candidatas, e em um perfeito carnaval dos velhos tempos para encerrar a cerimônia de posse. |