Durante essa semana a 11ª Feira do Semiárido traz para o campus da Universidade Estadual de Feira de Santana (Uefs) espaços de discussões e reflexões sobre políticas públicas e desenvolvimento territorial. A cerimônia de abertura do evento aconteceu nesta quarta-feira, no Auditório Central da Universidade.
Durante a abertura do evento, o reitor da Uefs, professor Evandro do Nascimento, destacou a importância da Feira. “Esse é um evento que surgiu da busca de compreensão de como podemos na Universidade trabalhar melhor, a fim de criar alternativas para o Semiárido. Que Feira dê de fato respostas para esse público que necessita muito de troca de conhecimentos e que isso gere alternativas para a vida dessas pessoas”, disse.
De acordo com o coordenador desta edição da Feira do Semiárido, professor Lenaldo Muniz, “o evento sempre procurou pautar temas fundamentais para o desenvolvimento regional e esse ano não é diferente. Temos quatro eventos acontecendo simultaneamente e até sexta-feira teremos uma programação bem intensa no que diz respeito à debates e discussões acerca do tema central”, ressaltou.
Também participaram da mesa de abertura, o pró-reitor de Extensão da Uefs, professor Márcio Campos, e representantes da Prefeitura de Feira de Santana, do Governo do Estado, do Colegiado do Território Rural (Codeter), da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB), do IFBaiano, do Fórum Estadual da Economia Solidária e Arco Sertão Bahia, e do Movimento de Organização Comunitária. A abertura da cerimônia contou com a apresentação da Orquestra Sinfônica da Uefs.
Vale lembrar que a programação da Feira segue até a próxima sexta-feira (25), com palestras, oficinas, rodas de conversa, grupos de trabalho e apresentações culturais. Como parte da programação do evento também está acontecendo a Feira de Economia Popular e Solidária, no hangar de eventos, que fica atrás do Auditório Central da Uefs. Os interessados em participar das atividades do evento ainda podem se inscrever no local.