Railane Ferreira, de 10 anos, foi a primeira a chegar na praça São Roque, no distrito de Matinha. Ela estava acompanhada pelo irmão e um colega de escola. Os três foram logo cedo, antes mesmo dos pais, para ficar bem perto do palco e assistirem a peça O Coelhinho Pitomba, apresentada neste sábado, 24, pelo Grupo de Teatro Contos de Grimm, através do projeto O Teatro Vai aos Bairros. “Eu cheguei logo cedo pra pegar um lugar na frente. Gostei da peça, e do papagaio. Foi divertido e ensinou a gente a dividir as coisas que temos”, contou.
Grande parte do público presente, que lotou a segunda noite do evento, eram crianças. Nicole Vitória, de dois anos, assistiu pela primeira vez a um espetáculo teatral, no conforto do colo da mãe, que também se divertia. “Primeira vez que trago minha filha para assistir uma peça teatral. Ela fala sobre a importância de economizar água. É uma iniciativa muito boa e que não podem deixar de ser promovida”, disse Laíse Assis.
A fantasia de uma floresta colorida onde habitam animais falantes e cheios de personalidade. O papagaio Otavinho, o faminto urso Ricardão e o coelhinho Pitomba, que vive sendo perseguido pela atrapalhada onça Matilda, deram uma aula sobre educação ambiental num enredo cheio de humor. “Sempre trabalhamos temáticas educativas, com crianças, de uma forma mais leve, com humor. E o Teatro Vai aos Bairros é uma forma de, tanto trazer esta arte para essas pessoas, que às vezes não conseguem ir a um teatro, quanto valorizar também o artista”, disse o ator e diretor do espetáculo Emerson Vieira.
O Teatro Vai aos Bairros está sendo realizado pelo Ministério da Cultura, com o patrocínio da Caixa e apoio da Fundação Egberto Costa, Prefeitura de Feira de Santana e Ferramenta Consultoria e Projetos. A programação acontece em vários bairros da cidade até o dia 13 de abril.
CONFIRA A PROGRAMAÇÃO:
27/MARÇO: Bairro Feira X
Espetáculo: Leituras e Travessuras são uma Gostosura
Resumo: Peça infantil que narra uma aventura vivida por Violeta e seu boneco Calicote, no reino da leitura, após descobrirem que algumas letras do alfabeto desapareceram.
28/MARÇO: Distrito de Jaíba
Espetáculo: A Cidade da Rua Direita
Resumo: Com linguagem regional e valendo-se de muita música, a peça que retrata a história de Feira de Santana em 1930.
31/MARÇO: Bairro Rua Nova
Espetáculo:Aprendizes do Picadeiro
Resumo: Num universo circense de cor e fantasia, o espetáculo conta a história de um menino que em entrar para o circo.
03/ABRIL: Bairro Baraúnas
Espetáculo: Maria, Escombone e o Violão Encantado
Resumo: Uma boneca tagarela e seu amigo boneco cheios de talentos dão vida a um espetáculo infantil repleto de brincadeiras e música.
06/ABRIL: Distrito de Maria Quitéria
Espetáculo: Cadê minha Infância?!
Resumo: Espetáculo lúdico que aborda como as crianças se comportam e o que elas sentem quando sua infância não é respeitada.
7/ABRIL: Cruzeiro da Queimadinha
Espetáculo: Dom Quixote e as Aventuras de Majú
Resumo: A pequena Majú busca suprir nos livros a ausência dos pais. A aventura começa quando ela encontra o livro de Dom Quixote e vive uma fantástica história sem sair do quarto.
10/ABRIL: Conjunto José Ronaldo
Espetáculo: Respeitável Público, o Palhaço Quer Ir ao Céu
Resumo: Um palhaço que sonha encontrar-se com Deus no Céu, conta com a ajuda de seu amigo para tentar realizar seu desejo.
13/ABRIL: Parque Getúlio Vargas
Espetáculo: As Viuvinhas
Resumo: Espetáculo de humor protagonizado num velório, por duas viúvas.