Evento que já está acontecendo em sua nona edição, a "IX Copa Feirense de Voleibol" reuniu doze equipes, sendo seis masculinas e seis femininas, dos Estados de Bahia e Sergipe, exaltando o crescimento do belo e popular estilo esportivo em nossa região, onde as equipes locais sempre se destacam com louvor conseguindo invariavelmente colocações de destaques nos certames realizados.
No sábado e no domingo a partir das 09h00, nas dependências do Ginásio de Esportes do Colégio Municipal de Feira de Santana, com a presença das equipes Puras/SSA, Amigos de Lauro (Lauro de Freitas), Gênesis/SSA, AAB/SSA, Amargosa, MC Vôlei (SSA), Atlética Premium UniBahia e as equipes locais, masculina e feminina "Feira/LFV" (Seleções da Liga Feirense de Vôlei) e ainda Uefs/FSA., aconteceram, em jogos bastante disputados, as fases de classificações, semifinais e finais do torneio, logrando vencedoras as seguintes equipes:
Feminino:
1º lugar - Unit/Sergipe;
2º lugar - LFV Feira;
3º lugar - As Puras SSA.
Masculino:
1º lugar - LFV Feira;
2º lugar - MC Volei;
3º lugar - Atlética/ Premium/ Unibahia.
É importante ressaltar que a qualidade técnica dos jogos, aliados é claro, a evolução dos atletas é visível e animadora, os torneios, a cada novo evento, se tornam mais e mais competitivos, pela qualidade, demonstrando o desenvolvimento deste esporte, muito popular no sul, em nossa região, que até algum tempo só tinha olhos para o futebol. O público também começa a acompanhas os torneios, ainda de forma tímida, até por falta de incentivo da mídia, mas aumentando cada vez mais.
As seleções da Liga Feirense de Voleibol, colecionadoras de vitórias, tanto a feminina como a masculina, merecem destaques especiais, uma vez que, estão sempre entre as primeira colocadas nos certames que disputam, desde os Jogos Abertos, aos torneios avulsos, e até mesmo no Campeonato Estadual, tendo desta feita confirmado esta prática, conquistando na IX Copa a 1ª colocação com o time Masculino e a 2ª com o feminino.
Com apoio mínimo do poder público, e talvez menor ainda dos órgãos responsáveis pelo desenvolvimento deste belo e popular estilo esportivo, o torneio oferece como premiação, apenas, as colocações, os troféus e as medalhas, não tendo recursos para premiações em dinheiro, o que seria um grande incentivo, até para despertar o desejo dos abnegados pela profissionalização do esporte em nosso Estado, mas é um fato que nos parece impossível, pois no Brasil existe recursos para tudo, menos para educação, cultura e esportes. Infelizmente.
Apesar de nossa crítica que continuaremos a fazer até que surjam soluções e apoios mais justos, Jarbas Araújo tem conseguindo realizar estes eventos com brilho e força, estimulando e incentivando o vôlei na Bahia, e em especial em Feira de Santana, razão pela qual desejamos “vida longa” a estas iniciativas. Após a realização do evento Jarbas publicou na rede social, um agradecimentos aos atletas e demais organizadores do torneio, que fazemos questão de encerrar esta matéria transcrevendo-o:
“...É com muita satisfação que venho agradecer a cada um de vocês por terem abrilhantado o ENCONTRO DAS FERAS DO VOLEIBOL da Bahia e de SERGIPE. Todos vocês estão de parabéns por fazer acontecer esse evento de forma tão elevada em todos sentidos, fico grato e que Deus abençoe a todos. Às equipes campeãs Parabéns mais uma vez.” (Jarbas Araújo)