O Museu Casa do Sertão da UEFS – MCS-UEFS é um espaço de preservação da cultura e memória sertanejas. É um lugar propício para o diálogo entre os saberes diversos, formulação de questões, criação e aprendizado. Partindo dessa premissa, em outubro, o MCS-UEFS realiza o Mês da Criança no Museu com uma programação voltada para o público infantil, quando serão oferecidas diversas atividades: Exposição de Brinquedos Populares, Contação de histórias, Brincadeiras cantadas, Recreação e Oficinas.
Na oportunidade, os visitantes poderão conhecer a Sala de Brinquedos Populares. O espaço reúne carros de lata, bonecas de pano, panelinhas de barro, pernas de pau, mané-gostoso, rói-rói, cinco marias, mula manca, entre outros. Caracterizados como produtos artesanais, esses brinquedos agem de forma interativa no mundo de fantasias das crianças, aproximando-as da realidade social em que vivem. Apesar do avanço tecnológico, o brinquedo artesanal continua com a sua identidade cultural, que encanta crianças e adultos.
Além da exposição, haverá recreação e brincadeira cantada, que se inserem no universo das brincadeiras coletivas, e que hoje estão perdendo espaços nas ruas. Essas brincadeiras podem ser consideradas patrimônio cultural imaterial, pois são transmitidas de geração a geração, trazendo marcas e costumes de cada povo. O Museu também realizará oficinas de: Miniaturas em couro, Jogo das cinco marias e Brinquedos construídos a partir do reaproveitamento de materiais recicláveis, buscando fomentar a consciência ecológica nas crianças.
Este evento tem a finalidade de despertar no público infantil o interesse pelas questões culturais, com vistas à valorização das riquezas da região do semiárido, e a sensibilização para o cuidado com a casa comum – o planeta Terra, estimulando as crianças a experimentarem e compreenderem o Museu como espaço de troca, descobertas, criação, memórias, história e vida.
Serviço:
Local: Museu Casa do Sertão – UEFS
Campus Universitário. Avenida Transnordestina, s/ n. Bairro Novo Horizonte.
Período: 3 a 31 de outubro de 2016
Horário: Segunda 14:15 às 17:30. Terça a sexta: 8:15 às 11:30 e das 14:15 às 17:30.
Contato p/ agendamento: Tel. (75) 3161.8750/8751/8752
e-mail: museucasadosertao@gmail.com ou agendamentomuseucasadosertao@gmail.com