"RECORTES DE FEIRA DE SANTANA" - UM OLHAR LÚDICO SOBRE A CIDADE
Antônio Carvalho de Novaes, lança um olhar severo e carinhoso sobre nossa cidade, como um grito de alerta para salvarmos o patrimônio histórico que ainda nos resta
Tendo nascido em Juazeiro, Antonio Carvalho de Novaes veio residir em Feira em 1972 e por esta terra desenvolveu afeição a ponto de afirmar ser feirense de coração e a ela tem dedicado sua atenção e sua arte. É profissional de Ciências Contábeis e funcionário do Ministério da Fazenda, mas se realiza como artista plástico de raro talento, sendo autodidata, tem uma sensibilidade e olhar extremamente atento a detalhes que para a maioria das pessoa comuns passa despercebido.
Ligia Motta, especialista em Artes Visuais, Cultura e Criação vê a exposição Recortes de Feira de Santana com o seguinte olhar: "Sua atual exposição merece um destaque especial, graças a capacidade ímpar de retratar detalhes arquitetônicos minuciosamente escolhidos e reproduzidos artisticamente à maneira hiper-realista. Desta forma, registra monumentos históricos da cidade de Feira de Santana preservando sua memória tangível e fixando o belo do nosso presente e passado."
Membro da Academia de Cultura da Bahia, e com exposição na Holanda no currículo, Antonio Carvalho de Novaes, é também um defensor do patrimônio histórico de Feira de Santana e da divulgação da cultura e da arte aqui produzida, se mostra um verdadeiro feirense, e este fato se reflete fortemente em sua obra.
Um detalhe no "M" na grafia original da fachada de nosso prédio histórico, o Mercado de Arte, demonstra de forma inequívoca o preciosismo do artista e o cuidado com o que Feira deve conservar para manter sua identidade cultural e histórica. Em outro momento retrata uma escultura que esta sendo destruida pelo tempo e pelo descaso em tom de denúncia para alertar as autoridades da necessidade de salvar o que ainda nos resta.
Essa demonstração de amor refletida na exposição "Recortes de Feira de Santana" por esse feirense de coração, foi muito bem visitada em sua inauguração e no período que permaneceu na Galeria Carlo Barbosa, ficando o alerta para que as pessoas que não tiveram o privilégio de conhecer o trabalho de Antonio Carvalho de Novaes, não percam a primeira oportunidade que houver outra exposição em nossa cidade.
O Viva Feira acompanhou a Vernissage e registrou em fotos, organizadas no álbum postado a seguir: