POESIA MAIOR - MARKUS VINÍCIUS LANÇA SEU TERCEIRO LIVRO
O poeta e médico feirense lançou seu terceiro livro no foyer do Teatro Universitário do CUCA, prestigiado por todas as gerações de poetas e intelectuais feirenses.
Afirmar "o bom poeta" em referência a Markus Vinícius é pouco. É sem dúvida um literato de inspiração admirável que nos presenteia com seu terceiro livro, "Os girassóis da manhã seguinte e canto do pássaro livre", que como os demais, prima pela qualidade literária, e mais do que isso, traz em cada poema a marca de uma inspiração capaz de tocar e emocionar seus leitores.
"Os Girassóis" que vem prefaciado pela também competente e inspirada poeta e literata Clarissa Macedo, resume após discorrer sobre a poesia de Markus, que "Em síntese (para que o leitor percorra o que de fato importa), o girassol que se rompe nestas páginas feitas de auroras, nessa revoada de pássaros de variadas asas, que correm num espaço bem demarcado (o interior da Bahia), mas também universal e simbólico, por isso mesmo tão real, configura uma cartografia em delírio, feita de trópicos solares, batizada das vestes do infinito e de uma retórica toda especial: a retórica de uma íntima (e intacta) natureza."
Uma poeta para apresentar a poesia de outro poeta, só poderia ser com beleza semelhante na escolha das palavras, e tratando-se de Clarissa falando da poesia de Markus, até o prefácio é poético e construído com o espírito lírico que habita estas duas brilhantes figuras do nosso universo literário. A literatura feirense e os amantes de poesias são os premiados com trabalhos como "Os girassóis da manhã seguinte e canto do pássaro livre", editado e produzido pela Editora Mondrongo.
No lançamento ocorrido em 10 de junho, Markus Vinícius Borges dos Santos reuniu uma parte significativa da nata da intelectualidade feirense. Compareceram poetas, literatos e artistas jovens e consagrados, em uma prova inequívoca de prestígio de Markus e da curiosidade com "Os girassóis da manhã seguinte e canto do pássaro livre", seu mais recente trabalho, que nos livros anteriores encantou os leitores e ganhou o respeito de seus pares. Os dois primeiros livros lançados em 2004 e 2008, "O Mar e Outros Verbos" e "A Moça Pintada no Tempo e o Eu Indefinido", tinham o mesmo viés deste terceiro, primavam pela qualidade na construção dos poemas, e são eivados de uma carga de sentimento que toca profundamente o leitor, provocando emoção e reflexão incondicional.
O Viva Feira compareceu ao lançamento e registrou em fotos mais esse momento de júbilo da literatura feirense, que projeta Feira para uma posição elevada na produção literária brasileira. É mais um poeta premiado brilhando na constelação literária nacional. Confiram as fotos organizadas no álbum postado ao final desta matéria: