No próximo dia 30 de maio, a partir das 19h, o Centro Universitário de Cultura e Arte (CUCA) sediará uma das mais importantes mostras de artes plásticas do interior da Bahia: “Hansen Bahia” e “AfroBarroco”. A equipe curatorial da Fundação Hansen Bahia idealizou uma mostra que explorasse tanto ao olhar de um estrangeiro quanto de um baiano que vivenciasse o dia a dia de uma das cidades do Recôncavo da Bahia: Cachoeira. Esta interligação foi viável porque Hansen Bahia é plural. Contudo, seu olhar ainda é do estrangeiro, de um “voyeur” que vê a sociedade por um ponto de vista do que lhe chamava mais atenção. Sem dúvida, foi na Bahia que o artista alemão, naturalizado brasileiro, expandiu seu repertório.
“Uma temática diversificada entre a idealização de cangaceiros, uma via crucis pessoal que é dividida em partes realizadas tanto no Brasil como no exterior. Em contrapartida, a curadoria uniu também o olhar de Jomar Lima, artista que registra um cotidiano da cidade de Cachoeira. Um contraponto para o espectador que poderá flanar pelos espaços do Cuca”, opina Anderson Ferreira, um dos curadores das exposições.
A curadoria selecionou 94 obras de Hansen Bahia. Entre estas, o público poderá apreciar gravuras, pintura e assemblage. Já a exposição “AfroBarroco”é um registro fotográfico. A assemblage é uma das técnicas mais utilizadas pelos neodadaístas na década de 1960. Para criar uma obra com esta técnica, o artista se utiliza de materiais do cotidiano e faz uma colagem sobre o suporte que pode ser madeira ou tela de lona. Hansen Bahia também se utilizou dessa técnica e criou uma obra que é similar a obra do artista norte-americano Robert Rauschenberg intitulada “Flag”.
As duas mostras ficarão noventa dias no Centro Universitário de Cultura e Arte, em Feira de Santana. Este deslocamento das obras de Cachoeira para outro pólo cultural é uma ação importante para levar conhecimento a outras comunidades. Esta descentralização objetiva expandir o que temos de arte no Recôncavo e estimular o maior número de pessoas possível a pensar como os artistas se expressam em tempos diferentes, com conteúdos diversos.
“Nós da Fundação Hansen Bahia entendemos que esta proposta agrega valor de inserção social através da cultura e amplia o vínculo de parceria com instituições importantes como o próprio Centro Universitário de Cultura e Arte, o CUCA”, afirma o coordenador executivo da Fundação Hansen Bahia, Elias Souza. Além das mostras, haverá também oficinas de xilogravura durante a abertura das exposições e aulas práticas para os monitores do Centro Universitário de Cultura e Arte. Esta ação será realizada pelo artista visual e coordenador do Ateliê de Gravura da Fundação Hansen Bahia, Zimaldo Melo. Uma oficina possibilita que o repertório de mediação cultural seja ampliado, ofertando ao público mais conhecimento sobre a técnica que era uma das preferidas de Hansen Bahia.
O quê: Exposições “Hansen Bahia”e “AfroBarroco”
Quando: 30 de maio de 2016.
Horário: 19h
Onde: Centro Universitário de Cultura e Arte – CUCA – Rua Conselheiro Franco, 66 – Centro – Feira de Santana
Quanto: Entrada Franca